BATISMO NAS AGUAS


apostila para os candidatos ao batismo nas águas

            Batismo__ ritual praticado pelas comunidades cristãs. Consiste em  aspersão, efusão e imersão, e é visto como um ato pelo qual o crente passa a fazer parte de uma igreja.

As ordenanças    
Batismo nas águas

    A palavra grega baptismo significa "mergulhar, afundar, imergir" algo na água.
    O sentido "imergir" é adequado e provavelmente exigido para a palavra nos vários textos do novo testamento.
I. Perguntas Acerca do Batismo nas Águas
  • o que é necessário?
    Embora reconheçamos que Jesus ordenou o batismo à semelhança do que fizeram os apóstolos, reconhecemos que, a ordem do mestre é indispensável;
Portanto Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19).
  • quem pode ser batizado?
    O modelo revelado em vários textos do novo testamento mostra que somente os que fazem uma profissão de fé digna de crédito devem ser batizados (At 2.41; 8.12; 10.44-48; 16.14-33; Mc 16.15,16; Gl 3.27).
  • qual o efeito do batismo?
    A bênção do favor de Deus que vêm juntamente com toda "obediência", bem como com a alegria que vem pela pública profissão de fé de alguém, e a "segurança" de haver representado um quadro físico e claro da morte e ressurreição com Cristo e da purificação dos pecados
  • qual a idade adequada ao batismo?
    Quando a pessoa atinge uma idade suficiente, ou maturidade para fazer uma profissão de fé digna de crédito.
  • quem pode ministrar o batismo?
    O clero ordenado é quem batiza, mas a Igreja pode convocar outros oficiais da mesma, ou cristãos maduros, para ministrar o batismo aos novos convertidos (1Pe 2.4-10; 1Co 12.13; At 8.12).

II. Os Modos de Batismo
    Muitas denominações protestantes, filhas diretas da reforma, infelizmente herdaram algumas tradições humanas, conveniências e preferências pessoais advindas do romanismo, acima do indiscutível sentido original do grego do Novo Testamento. em conseqüência, muitas Bíblicas, em vários idiomas, não traduzem as palavras (baptizô), (baptisma), (baptismo) e (Baptistês), antes usam o disfarce de transliterá-las, respectivamente, por batizar, batismo, batismo, e etc. Aos quais não são convenientes.
    E tomam a submersão do crente como "um ato de identificação (com o Cristo) onde não importa o exato modo exigido pela palavra no grego" em conseqüência disso, absurdamente chamam de batismo.
    ASPERSÂO- borrifo de água sobre a cabeça reclinando sobre a pia alta batismal. Isto é praticado por romanistas (Igreja católica romana), presbiterianos, congregacionais, metade dos metodistas, metade dos do evangelho livre, etc.
    EFUSÂO (derramamento) de jarra de água sobre a cabeça do crente de joelhos sobre algo parecido com uma banheira baixa.isto é praticado por denominações sem nenhum foco nas ordenanças do evangelho, portanto é exclusivamente errado.
     O único modo bíblico de batizar,como veremos,é por submersão total do crente, em água, uma só vez deitando na água para trás.
1)  O grego koinê exige que o significado original e principal de "batismo" (baptisma) seja submersão, a completa cobertura pela água, ficando totalmente envolto dentro dela; e o significado de "batizar" (baptizô) seja submergir, completamente imergir dentro da água.basta examinar bons e imparciais léxicos do grego koinê e do grego clássico, e até mesmo os bons dicionários etmológicos de todas as línguas modernas.
    Em toda a literatura grega (secular e religiosa, pagã e cristã), não se conhece exceção alguma onde "baptisma" não significa submersão, ou onde "baptizô" não significa submergir.
     O sentido secundário de "baptisma" pode incluir o de identificação, mas este sentido secundário nunca pode pôr de lado o sentido principal.
    Logo, com o contato com as escrituras fica-se ciente, e sabido que: a decisão da denominação, Monte Sinai não realiza o batismo em águas, de qualquer uma, outra forma a não ser por “submersão”. É cabível aos ministros desta Igreja obedecer a ordem estatutária de conformidade com as ordenanças Bíblicas ao qual estudaremos mais a frente.
    Portanto qualquer prática de ordenação ao batismo nas águas a não ser por submersão ficará inválida. O ministério não permitirá a nenhum obreiro da mesma que realize tal prática. Nem aceitará fazer parte da comunhão da mesma, membros, que possa ter vindo, de uma, outra denominação que foi batizado de forma errada.
2) As palavras gregas e as construções de algumas passagens do novo testamento simplesmente exigem que “batismo” tenha sido por “submersão”, não deixam a menor margem a nada mais: Mc 1.5 (em rio); 1.8 (em água); 1.10; Jo 3.23; e At 8.38,39.
3) O grego koinê tem palavras perfeitas para aspersão (rhantizo, hb 9.13) e para efusão (katacheo, Mc 14.3), mas o novo testamento nunca as utilizou para o rito simbólico ordenado pelo próprio Cristo.
4) O simbolismo do novo testamento exige que “batismo seja por submersão”. Rm 6.3-11 (sepultamento); Cl 2.12 9  (sepultamento).
5) Os gregos (desde o século 1 até hoje) adotam submersão. Dizer “batismo (submersão) por aspersão ou por efusão” é tão ridículo como impossível, mesmo no grego moderno.

 III. A necessidade do batismo
  • Formulação
    Quanto á unidade da igreja, corpo de Cristo, há um só batismo; todo os salvos em Cristo foram batizados em um corpo, quer judeus quer gregos, quer escravos, quer livres, Ef 4.5,1 Co 12.13.
    O batismo de João não foi um batismo cristão (cf.At 19.1-7), mas um ato exterior que significava o arrependimento do candidato e a identificação com a mensagem de João 11. Em (vv.11 e 12), os dois adventos se fundem.
    O ministério de João, é bom lembrar, foi dirigido a Israel. Seu batismo, como profeta de Israel,não era (como já fora dito),um batismo cristão (At 19.1-6). Era para preparar Israel para o reino oferecido e para a recepção do divino Rei.
O que nos indica as escrituras
  • Notas explicativas
    É obviamente indicado nas escrituras, ou melhor; nos “evangelhos”, primeiro (1) o batismo de João: (Mt 21.25; Lc 7.29; At 18.25; 19.3).
    João batizava no Jordão (Mt 3.5,6). Batizava em Enom, porque havia ali muitas águas, (Jo 3.23). Era um batismo de arrependimento: (Mc 1.4; Lc 3.3; At 13.24).
    Segundo (2) o batismo cristão (Mt 28.19,20; Mc 16.15,16; Jo 3.5,26;4.1,2; At 2.38,41). Que nos fala da comissão dada por Jesus que diz: portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém (Mt 28.19,20).
    Esse versículo geralmente é interpretado como se contivesse três mandamentos, ou seja: ir, batizar, fazer discípulos ou ensinar. Mas, na verdade, a grande comissão gira em torno do mais imperativo deles: fazer discípulos. Fazer discípulos três passos: ir, batizar ensinar, principalmente os dois últimos. O batismo aponta para a decisão de crêr em Cristo. Quando uma pessoa cria em Cristo, ela deveria ser batizada; não há nenhum cristão no novo testamento que não tivesse sido batizado.

Conceitos explicativos
Batismo
    O batismo de João não estava associado ao ritual dos banhos de purificação praticados pelos Judeus. Era uma inovação. A palavra grega, baptizo, significa imergir e é usada, no novo testamento, tanto no sentido literal como no figurativo.
    O Batismo de João nas águas era um meio pelo qual as pessoas traziam a público .1) Sua identificação com a mensagem de João, 2) confessavam a necessidade de uma mudança interior, 3) assumiam o compromisso de viver em consonância com os padrões de justiça do Antigo Testamento e 4) assinavam pela vinda do Messias que, segundo João não é idêntico, na sua natureza e intenção, ao batismo de Cristo, que simboliza a união com Cristo em sua morte e ressurreição (Rm 6.).
   IV. O significado batismo de João
Dar-se-a alguns pontos explicativos para o batismo
  • Não sabemos, porém, como João realizava esse batismo. O que podemos acreditar é que o novo convertido cumprisse o ritual por imersão.
  • Aquele batismo era um “banho de arrependimento”, ou seja, era o sinal, a marca visível de uma declarada vontade de mudar de vida. E nada mais. Mas isso já era algo enorme (At 2.38).
  • O ensinamento de João Batista estava ligado a uma transformação moral e completa (Mt 3.2). Entrar na água era declarar que a pessoa se arrependera de seus pecados (Mc 1.4,5,15; At 8.12).
  • Como tudo indica, aquele batismo só era realizado uma única vez, como iniciação a uma vida inteiramente nova. O batismo de João era, pois, inteiramente pessoal.
  • O batismo que João ministrava era imperfeito. Quando, mais tarde, o apóstolo Paulo encontrou, em Éfeso, algumas pessoas de boa vontade que haviam somente sido iniciadas no batismo de João (At 19.2,3).
 V. O significado do batismo em águas
O que é batismo?
    O batismo é o sepultamento da velha criatura, para o nascimento de uma nova criatura em Cristo. Sendo desta forma, pregado, o batismo de arrependimento (Lc 3.3). O batismo é o sinal público de mudança interna. O arrependimento precede o batismo, que o, sela e, relembra futuras obrigações. Visto que a tônica do evangelho é retratada nas palavras de Jesus pelos evangelistas “arrependei-vos” (Mc 1.15). O significado em; português, seria “ser penitente de novo” traduz bem a palavra grega, metanoeo,” mudar de mentalidade ou pensamento”. Reflete freqüente palavra hebraica Shub, Que 120 vezes no antigo testamento tem a conotação espiritual “voltar” (a Deus). No contexto da conversão, aponta para uma mudança radical de vida em conseqüência da fé colocada em Cristo (At 3.19; 26.20; 1 Tss 1.9).
O que implica o batismo?
    O que isso quer dizer é que como todos devem nascer de novo (Jo 3.3), também deve haver um preparo. Não como alguma coisa forçada, mas, de livre e espontânea vontade. João conclama todos a se arrependerem e selarem essa mudança no batismo, ou então, encarar o julgamento pelo fogo que Cristo trará (Mt 3.11 e Lc 3.16).
    A forma de implicação é manifestada no conceito de fé, neste caso a fé para o batismo. É necessário entender atos 2.38 arrependei-vos. O arrependimento envolvia, na crença judaica, a rejeição das atitudes formais e suas opiniões concernentes a quem Jesus era. Na fé, eles o tinham aceitado tal como ele se declarou ser enquanto estava na terra, em uma declaração confirmada por sua ressurreição e ascensão.
    E cada um de vós seja batizado. Quando uma pessoa reconhece quem Jesus realmente é, o resultado é o desejo de fazer o que ele realmente ordenava. A primeira ação que Jesus requer de um novo convertido é o batismo (Mt 28.19,20), uma expressão externa da graça interna. A idéia de um cristão não batizado é estranha ao novo testamento (At 2.41 ; 8.12 , 36 ;9.18 ; 10.48 ; 16.15 , 33 ; 18.8). Fé batismo vem depois da fé em Cristo, mas é o primeiro sinal da fé no Senhor.
    Para perdão dos pecados. Está Pedro dizendo que nós devemos ser batizados para recebermos o perdão de nossos pecados? As escrituras ensinam com bastante clareza que; somos justificados apenas pela fé, não mediante a prática de boas obras (Rm 5.1-8; Ef 2.8,9).
    A mensagem de Pedro em atos 10.34-43 torna claro que perdão de pecados é uma expressão utilizada para se referir a qualquer que crer. Os cristãos são batizados com o propósito de dar testemunho da ação perdoadora de Deus, não para receber simplesmente um perdão eventual dos seus pecados. O perdão de Deus em cristo é o que dá sentido ao batismo.
Notas explicativas
    O batismo é a declaração pública de que os pecados de pessoa foram perdoados por causa da obra de cristo na cruz do calvário Poe ela.
Opção gramatical
    A opção gramatical é possivelmente necessária para o entendimento do contexto em atos 2.38 e neste caso para se entender acerca desta verdade existente quem é: arrependei-vos para remissão de vossos pecados e que cada um seja batizado em nome de Jesus cristo.
 VI. A expressão o dom do espírito santo
    O dom do Espírito Santo (At 2.38). Era a promessa de Jesus em João 14.16, 17. O Espírito Santo nos coloca em comunhão com o Pai e com o Filho. A presença do Espírito em nós é uma bela promessa da nova aliança (Jr 31.33,34; Jl 2.28-32; At 2.14-21), sendo uma indicação em Jeremias 31.33,34, não somente de que nossos pecados foram perdoados, mas também que o Senhor colocou a sua lei dentro de nós.
Batismo em águas cumprimento da justiça
    Vale apena relembrar o significado das escrituras no evangelho de Mateus capítulo três (Mt 3), quando João batista aparece com ímpeto na história do cristianismo causando um impacto inesperado com sua mensagem chamativa e ameaçadora arrependei-vos. Isso causou grande espanto aos ouvidos de todo o auditório que lhe ouvia (Mt 3.1,2,5,6).
    O batismo de João era especificamente um sinal exterior do arrependimento do pecado confessado pela pessoa batizada; o simbolismo do batismo cristão contém muitas outras realizações espirituais, da união com Cristo, da aceitação da salvação etc.
    O arauto do rei Mt 3.1-12. João Batista, profetizado no AT, (v.3); (Cf .Is 40.3-5; Ml 3.1). Surge agora como precursor do rei. O nascimento e a missão de João são descritos por Lucas (Lc 1.5-80). Sua mensagem, “arrependei-vos, porque o reino dos céus chegou”, (v.2), era um anúncio do reino messiânico que os profetas do AT, previram que se estabeleceria na terra, em que o rei seria o filho e Senhor de Davi.
    O batismo do Rei Mt 3.13-17. Por que o imaculado deveria insistir em uma cerimônia que significava a confissão dos pecados e o arrependimento, (v.v.13,14)? A resposta é: para “cumprir toda a justiça”, (v.15), isto é, as justas exigências da lei mosaica. Como Jesus estava ali para ser consagrado a, seu ministério público de rei, profeta e sacerdote, cuja essência deveria se concentrar em sua obra sacerdotal de redenção, o que se enfoca aqui é sua separação para sua obra como sacerdote. A lei Levítica exigia que todos os sacerdotes fossem consagrados quando tivessem “cerca de trinta anos” (Lc 3.23; cf.Nm 4.3) pela água e depois pela unção (Êx 29.47; Lv 8.6-36). Arão foi banhado na água, por ser pecador e precisava disso, e assim estabeleceu o modelo do batismo de Cristo, que, embora não fosse pecador nem precisasse disso, assim mesmo identificou-se com os pecadores e cumpriu o modelo de Arão. Depois do batismo de Jesus (banho), (v.v.14.15), veio a sua unção, quando os céus se abriram, e o Espírito Santo desceu sobre ele, (v.16), e a voz do pai selou seu ministério tríplice, (v.17). Foi á unção, sacerdotal (Êx 29.5-7, em que a unção vinha após o banho daquele que foi assim divinamente consagrado para a obra de redenção (At 4.27; 10.38) e também para a obra de rei e profeta.
 VII. O Batismo é em nome de quem?
    O batismo é (simultaneamente) “em nome de: o Pai, o Filho e do Espírito Santo”. Mt 28.19
    A Fórmula batismal bíblica pronunciada no momento da submersão as pessoa nas águas é trinitariana, e batizar somente no nome de Jesus não encontram respaldo das escrituras Sagradas.
    Textos, como; At 2.38 “em nome de Jesus, o Cristo”, At 8.16 e 19.5 “ em nome do Senhor Jesus”, e At 10.48 “ em nome do Senhor” não invalidam a formula trinitária na, pois apenas significam que Lucas desejava mostrar a diferença do batismo de Jesus, que é para já os salvos, como o batismo de João (o batista), que era para arrependimento, uma preparação para os que iriam se salvar.
            Quando Batizar?
1) No novo testamento, todos os convertidos eram imediatamente instruídos, anelavam, pediam e eram imediatamente submersos, ( At 2.41).
2) Temos que notar que a grande maioria dos convertidos descritos no novo testamento, antes mesmo da salvação, já tinham uma vida de profundo conhecimento da bíblia e da doutrina, eram judeus ensinados durante anos nas sinagogas, depois por João o batista, depois pelo próprio Senhor Jesus, e depois por seus apóstolos e discípulos Não havia atual proliferação de desvios e distorções do cristianismo atual que continuamente confunde as mentes das pessoas. Exemplos disso é, que muitos, lideres evangélicos frisam e andam pela passagem de atos 8.36. Lembram! Eis aqui águas; que impede que eu seja batizado? E acabam batizando pessoas sem estarem preparadas.
    Não concordo com isto e também não vou entrar neste mérito pra discutir esse assunto apenas dou o meu parecer. E que os lideres me perdoe, a minha franqueza.
3) Por isso, a experiência mostra que hoje é geralmente aconselhável que, antes da submersão, o batizando (candidato ao batismo) passe alguma tempo sendo instruídos quanto às doutrinas: desejai afetuosamente... O leite racional... Para que por ele vades crescendo (I Pe 2.2) leite, ou fundamentais, sobre cristo, pecado salvação, batismo, obediência, mordomia, etc.
4) Deve também ser avaliado quanto ao seu testamento antes e depois da alegria da salvação (em particular seu estado civil, seu comportamento sexual aparente, a legitimidade de seus negócios, etc.), e quanto aos frutos apresentados por ser verdadeiramente uma nova criatura.
    Usualmente isto exigirá pelo menos algumas semanas ou mesmo algumas poucos meses.
    Imediatamente depois de: devidamente, instruído e comprovado pelos frutos, ele deve ser batizado.
Quem deve ser batizado?
    Não podem participar: As criancinhas, os mentalmente incapazes, ou pessoas cogitadas pelos familiares, sem anelar pelo ato.
Devem batizar-se aqueles que:
1) Já se arrependeram, creram, e confessaram a Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor.
2) Mostraram entender os ensinos mais básicos da bíblia,especialmente sobre a pessoa e a obra de Deus - Pai, Deus - Filho e Deus - Espírito Santo, salvação batismo e obediência.
3) Exerceram suas próprias vontades e eles mesmo, espontaneamente, e de livre vontade, pediram para ser batizados nas águas, em obediência aos mandamentos da palavra de Deus e identificação com o senhor.
4) Em suma obediência e sujeição a bíblia crer que a estabilidade do ministério declara que todos os obreiros da obra do Senhor merecem total e confiança. Desde que estejam enquadrados nos padrões doutrinários da denominação e principalmente da bíblia sagrada. Isto é fundamental!
Inclusão no rol de membros da Igreja
1. A idéia de um crente não anelar ser um ativo e vibrante membro de uma igreja local, mesmo com os maiores sacrifícios, simplesmente não tem a menor guarida no novo testamento.
2. Portanto, após a devida instrução, a recusa ou desinteresse do crente em ajuntar-se a uma postura de conduta da igreja local e nela entusiasticamente participar, é grave pecado de desobediência, ou é indicio de se agregar em si algum pecado oculto, ou indicio de não está salvo.
3.No novo testamento, a partir do batismo, todos os crentes automaticamente e imediatamente passavam a ser contados como membros da igreja local. Por isso, muitos protestantes da igreja crêem que Atos 2.41, ensina, que o batismo sempre identifica o batismo com a igreja local e sempre o adiciona ao seu rol de membros, com imediatos e plenos privilégios de participar de assembléias gerais e ordinárias, dependendo da idade.
4. As experiência, nos dias atuais mostra que hoje é geralmente aconselhável que, mesmo depois do batismo, o candidatos leve ainda mais algum tempo sendo mais instruídos quanto ás doutrinas centrais da bíblia sobre a declaração de fé e estatutos da igreja local, para em seguida ser inscrito no rol de membros.
 VIII. Observação rápida
1Santa Ceia.
    A ceia do Senhor é uma das ordenanças da igreja de Cristo para esta dispensação; a outra é o batismo o qual acabamos de estudar. Compare: (At 8.12).
   “A ceia do aponta para uma refeição de comunhão mais maravilhosa na presença de Deus, no futuro, quando na presença de Deus, no futuro, quando a comunhão do Éden será restaurada e haverá então uma alegria ainda maior, por que os que comem na presença de Deus serão pecadores perdoados, agora confirmados em justiça, incapazes de pecar outra vez” PASTOR PRESIDENTE AUGUSTO FONSECA PEREIRA
2Benção decorrentes da Ceia do Senhor.
  • Cristo afirma seu amor por mim.
  • Cristo afirma que todas as bênçãos da salvação estão reservadas para mim.
  • Eu afirmo minha fé.
3.Nomes no Novo Testamento.
  • Mesa do Senhor - Ico 11.2: “ quando, pois, vos reunis no mesmo lugar, não é a Ceia do Senhor  que comeis”.
  • Mesa do Senhor - Ico 10.21: “ não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”.
  • Partir do pão - At 2.42; 20.7: “ e perseveram na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”
A ceia nos tempos
    Para trás, passado: memorial, histórico (1co 11.24,26). Pão sem fermento, partindo (rasgado), mastigando, lembra o corpo de Cristo, quebrado e moído (Is 53). O suco fresco de uva esmagado lembra o Cristo vertendo seu sangue por nós, como o cordeiro imolado na páscoa (Êx 12; Nm 9).
    Para dentro, interior: purificador, pessoal (1co 11.28,29; Sl 139.23; 1Jo 1.9). “Examine - se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice” (1Co 11.28). “ Sonda - me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova - me e conhece os meus pensamentos” (SL 139.23).
    “Se confessarmos os nossos pecados, ele e fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (1Jo 1.9).
    Para frente, futuro: profético (1Co 11.26; Mt 26.29). “porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1Co  11.26).
    “E digo - vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai” (Mt 26.29).
O que é ceia?
    Não é comida nem bebida mas um memorial diante de Deus é meramente em memória do Cristo ressurreto,  relembrando sua morte e vitória, para nos salvar (1Co 11.24; Mt 23.20; At 20.7; Mt 26.29).

  • A ceia é um sinal da nova aliança (Mt 26.28,29; Lc 22.20; 1Co 11.25).
  • A ceia e uma pregação, pois proclama a morte de cristo (1Co 11.26).
  • A ceia profetiza a volta de cristo (1Co 11.26). Até que venha.
  • A ceia é comunhão com cristo (Mt 26.29; 1Co 11.24.25)
  • A ceia é comunhão com nossos irmãos (1Co 11.20; At 2.42).
IX. Confissão de fé para os candidatos ao batismo

P- Crês: que há um só Deus criador dos céus e da terra e tudo o que há nele?
R- Sim creio.
P- Crês: que Jesus Cristo é o filho de Deus, e que morreu na cruz para nos salvar e é o único mediador entre Deus e os homens, o qual aceitou como único e suficiente salvador da sua vida?
R- Sim creio e aceito-o.
P- Crês no batismo com Espírito Santo, como promessa de Deus, o qual leva o pecador ao reconhecimento do seu pecado e arrependimento e a regeneração e santificação em Cristo?
R- Sim, creio; te todo o meu coração e desejo receber esta benção de Deus.
P- Crês que a bíblia é a palavra de Deus e é, totalmente inspiração divina?
R- Sim, creio; e farei de tudo para obedecê-La.
P- Promete colaborar com os cultos de adoração a Deus, com vossa presença, colaborando com vosso serviço, vosso dízimo e ofertas para o crescimento e manutenção da obra de Deus?
R- Sim, compreendo a necessidade e prometo fazê-lo.
P- Prometes; obedecer à bíblia, a palavra e ao estatuto doutrinário da igreja?
R-Sim; prometo obedecer, e honrar, e fazer o possível para que as outras pessoas façam o mesmo.
P- Crês; que os ministros, são colocados nas igrejas por Deus, para zelar do rebanho e responder por ele diante de Deus? E por isso devem ser obedecidos e respeitados por todo rebanho do Senhor?
R- Sim; creio e aceito, e prometo colaborar com todos os ungidos de Deus.

Realização do batismo nas águas

DIREITOS AUTORAIS DA IGRJA PROFETICAE INTERCESSORA DAS NAÇÕES
 realiza o batismo nas águas da seguinte maneira:

1º) O oficiante reuni os candidatos no local do batismo e num ato solene, convida a todos os candidatos a fazer a confissão de fé publicamente, confessando a fé e o desejo de pertencer a família de Deus.

2º) Logo após o oficiante fará o culto de louvor e uma palestra sobre o evento, para todos os presentes.

3º) No decorrer do batismo, o oficiante pedira a todos os presentes que cantem hinos alusivos ao evento.

4º) Após o culto, conduzira um a um os candidatos as águas,com o auxilio dos obreiros da igreja, antes de emergi-los nas águas fará as seguintes perguntas:

 A4) - Qual é o seu nome?
- Irmão (ã)___________,crês; que Jesus Cristo é filho de Deus, poderoso para remir até dos teus pecados, lhe dando a vida eterna?
R: Sim creio.
B4) Mediante sua confissão de fé, eu ___________,ministro de Deus, o (a) batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
C4) E imergirá completamente cada candidato. O candidato com suas próprias mãos irá tapar sua boca e seu nariz, impedindo assim que as águas o sufoquem.

APOSTILA PARA OS CANDIDATOS AO BATISMO NAS ÁGUAS
Índice
Pergunta Acerca do Batismo nas Águas......................................
O que é necessário?...........................................................................................
Quem pode ser batizado?...................................................................................
Qual o efeito do batismo?...................................................................................
Qual a idade adequada para o batismo?............................................................
Quem pode ministrar o batismo?........................................................................
Os Modos de Batismo....................................................................
A necessidade do Batismo.............................................................
Formulação ........................................................................................................
O que nos indica as escrituras............................................................................
Notas explicativas...............................................................................................
Conceitos explicativos........................................................................................
Batismo...............................................................................................................
O Significado do Batismo..............................................................
Dar-se-a alguns pontos explicativos para o batismo..........................................
O que Significa o Batismo em Águas...........................................
O que é batismo?................................................................................................
O que implica o batismo?...................................................................................
Notas explicativas...............................................................................................
Opção gramatical................................................................................................

A Expressão o Dom do Espírito Santo..........................................
Batismo me águas cumprimento da justiça........................................................
O Batismo é em Nome de Quem?.................................................
Quando batizar?.................................................................................................
Quem deve ser batizado?...................................................................................
Devem batizar-se aqueles que:..........................................................................
Inclusão no rol de membros da igreja.................................................................
Observações Rápida.......................................................................
Santa Ceia..........................................................................................................
Bênçãos decorrentes da ceia do Senhor............................................................
Nomes no Novo Testamento..............................................................................
A Ceia nos tempos..............................................................................................
O que é Ceia?.....................................................................................................
Confissão para os Candidatos ao Batismo..................................


DIREITOS AUTORAIS DA IGRJA PROFETICAE INTERCESSORA DAS NAÇÕES

0 comentários: