ACERCA DE OBREIROS

Apostila - O Obreiro E seus Deveres

ÍNDICE

Introdução
O Obreiro em seu relacionamento
Alguns deveres do Obreiro
Os significados de Diácono, Presbítero e Pastor
A vida do Obreiro
O Obreiro como Dirigente
Seremos alcançados por Deus por Seu favor
Como proceder em apresentações
Santa Ceia do Senhor
Batismo
Unção com Azeite
Conclusão



 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é compartilhar de alguns temas, e tentar contribuir para os queridos irmãos e obreiros de Deus, que se preocupam com esta causa que lhe foi confiado. Nestes anos de fé tenho observado uma grande preocupação por parte de muitos obreiros, isto significa que Deus está mobilizando os homens no sentido de que está vindo em boa hora, pois sabemos que existe uma força espiritual lutando contra a Igreja de Deus, com o objetivo que não perceba o que está acontecendo, mas o Senhor está no comando e com certeza, sua Igreja não será enganada, foi Jesus mesmo quem disse, que “ ... as forças do inferno não iriam prevalecer contra sua Igreja” (Mt. 16:18), podemos entender que com este texto certamente o inferno irá nos atacar porem cairia por terra.
                         Quero falar aos obreiros de uma maneira simples e objetiva, entre tantos  obreiros, com personalidades, temperamento, comportamento diferente, porém percebemos e desejamos que exista um só desejo, lutar pela mesma causa, e todos nós sabemos qual é. Dentro deste “assunto”. Os Deveres dos Obreiros”, quero abordar de forma prática alguns temas.
Meditação: “É por Cristo que temos tal confiança em Deus, não que sejamos capazes por nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus” (II Co 3:4 e 6)
“ Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles, porque velam pela vossas almas, como aqueles que hão de prestar conta delas, para que façam com alegria e não, porque isso não vos seria útil” (Hb 13:17)
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento” (Os 4:5)



O OBREIRO EM SEU RELACIONAMENTO
Com Deus
Com seu Trabalho
Com sua Família
Com sua Igreja (quando este dirige, ou quando apenas congrega)
Verificar cada um deles em suas prioridades
Esta é a maneira de vermos e de priorizar cada uma das necessidades adequadamente.

Três tipos de Obreiros

O obreiro a quem Deus o chama (Deus o faz)
O obreiro a quem o Pastor chama (Pastor o faz)
O obreiro a quem ele próprio se diz obreiro (Ele se faz)



ALGUNS DEVERES DO OBREIRO
Conhecer a quem o designou (Deus)
Ser batizado e cheio do Espírito Santo
Pronto para realizar a obra de quem lhe chamou
Ter uma comunhão íntima com Deus
Se relacionar adequadamente com seu trabalho
Se relacionar bem com a sua família
Viver uma vida de amizade, respeito e comunhão com sua Igreja, ou a Igreja em que congrega.
Conhecer e respeitar a hierarquia que sua Igreja tem.

OS OBREIROS EM SUAS ATIVIDADES, SEUS RELACIONAMENTOS E DEVERES
Aplicação- O Obreiro em geral (diáconos, presbíteros, evangelistas e pastores), sua vida e seus deveres de se relacionar.
Com Deus – II Tm 2:15-16
No seu Trabalho – I Pe 2:18 – Cl 3:22-23
Com sua Família – I Tm 3:4-5 e 8:8
Com sua Igreja – I Tm 3:2 – Tt 2:7-9
Consigo mesmo – Fp 4:10-12



OS SIGNIFICADOS DE DIÁCONO, PRESBÍTERO E PASTOR

Diácono – I Tm 3:8-10,Homem da confiança do Pastor, um atalaia que procura colocar ordem no trabalho a partir da porta central até o banheiro, homem que sempre está a disposição do Pastor e de sua Igreja sempre com alegria e respeito
por toda a obra e por todos os irmãos.Pronto a servir , e cuidar para o bom andamento do culto.
Presbítero – (Bispo) I Tm 3:7-1 Homem escolhido por Deus para ministrar sobre a vida das pessoas , é responsável por todos os trabalhos, cerimônias, entre eles a Santa Ceia do Senhor, quando este exerce a função de pastor Dirigente, uma Pessoa de grande responsabilidade diante de Deus.
Pastor – É escolhido como homem que apascenta I Pe 5:1-3, Jo 10:11. O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas, Jesus deu literalmente a sua vida por nós, que possamos entregar nossas vidas, vida de trabalho e dedicação em favor das ovelhas.
Foram Pastores
Abel – Gen 4:2
Abraão, isaque, Jacó e 12 patriarcas – Gen 4:7-3
Moisés – Ex 3:1
Davi – I Sam 16:11
O Senhor – Sl 23:1
Amós – Am 1:1
É dever do obreiro, antes de mais nada, ser exemplo dos fiéis I Tm 4:12, I Pe 5:3, isto é sua vida Cristã e sua perseverança na fé pode ser mencionada perante a Congregação como digno de ser imitado. Paulo disse, sede meus imitadores como eu sou de Cristo I Co 11:1.
Os obreiros devem manifestar o mais digno exemplo de perseverança, fidelidade, pureza em face à tentação deve lealdade e amor a Cristo e ao Evangelho I Tm. 4: 12 - 15.                                                                             
Somos nós também responsáveis pelo ensino de ética Cristã para com a Igreja, não apenas pregando a palavra de Deus, mas também sendo um exemplo para todos, andando e vivendo em conformidade com os padrões Bíblicos, Fl 3:17, II Tm 1:13.



A VIDA DO OBREIRO
Com Deus – Não pode existir nenhuma dúvida do seu relacionamento com o Senhor, em todas as áreas de sua vida, o Obreiro tem que estar seguro e certo de que Deus a quem ele serve nunca o deixará e jamais falhará em suas promessas, temos que saber em quem temos crido e devemos confiar em tudo quanto a Bíblia nos promete.
Trabalho- È dever de todo o Obreiro trabalhar em seu trabalho material ou em qualquer outra atividade sujeitando-se como se ao Senhor o fizesse, pois isto é agradável a Deus I Pe 2:18 e Cl 3:22-23.
Família – É dever do Obreiro que aspira um Ministério de Benção ser fiel no seu casamento e ter um ótimo relacionamento familiar, sabendo cuidar dos seus, e respeitando sua esposa e seus filhos, governando sua casa nos termos do Senhor, a qual constitui a família de Deus I tm 3:2-5, Tt 1:6.
Igreja – É dever do Obreiro ser irrepreensível, significa, literalmente, que nada pode atingi-lo, isto tem haver com conduta aprovada, inculpável, desde sua conversão tanto na vida conjugal, doméstica, social, etc. Sua reputação entre os membros é irrepreensível por ter uma vida Cristã exemplar sem problemas morais, servindo de modelo para todos I Tm 3:2, Tt 2:7-9.
Consigo Mesmo- Deve o Obreiro sentir-se bem consigo mesmo e o segredo disto consiste em reconhecer que Deus nos concede em cada circunstância da vida, tudo quanto necessitados para uma vida de vitória em Cristo nosso Senhor, nossa capacidade de viver tendo vitórias, provém do Senhor, que flui em nós e através de nós, e quando descobrimos o equilíbrio em tudo como Paulo descobriu, passaremos a entender tudo e saberemos que é possível todas as coisas naquele que nos fortalece. A partir de então estaremos bem com nós mesmos, esperando tão somente em Deus a vitória pois sabemos que vivemos uma constante luta Fl 4:10-12.

TAREFAS DOS OBREIROS PARA O BOM ANDAMENTO DA OBRA


1)    O Obreiro  ou a equipe ,que está na escala de porta deverá chegar mais cedo ao Culto.
  • Abrir as portas da Igreja.
  • Verificar os banheiros dos homens se tem papel higiênico e se estão  em ordem.
  • Colocar água no púlpito.
  • Verificar se tem  copo no bebedouro e liga-lo.
  • Estar na Porta recebendo  com alegria os irmãos e visitantes para o Culto.
  • Se você chegar na igreja e ela estiver suja comece catando o lixo.
  • Ajudar a zelar pelo patrimônio que é do povo de Deus .

2)    O Obreiro deve receber as pessoas que estão visitando levando-as ao banco, pois os visitantes se sentem perdidos na Igreja.

3)    Senão houver lugar para sentar, comece pedindo aos jovens homens para se colocarem em pé no corredor lateral.

4)    Coloque Pastores, Presbíteros  nos primeiros  banco.  Assim vai sobrar lugar na nave da Igreja.

5)    Só deverá ficar em pé no fundo da igreja os Obreiros e Obreiras de escala.

6)    Não deixe crianças no corredor da Igreja , o Obreiro deverá promover a ordem  do Culto. Coloque as crianças para dentro da igreja  junto com a mãe.  A não ser criança muito pequena no colo com da mãe.

7)    As pessoas que não acatarem as ordens dos Obreiros deverá o Obreiro anotar o nome e levar ao Pastor , para devido ensino e correção necessários.

8)    No horário de culto  não deixe ninguém sair, a não ser casos de muita necessidade, barre na porta , pergunte ,  Aonde vai? Tem certeza que é urgente? Não dá para esperar?

9)    Nunca esqueça de ser positivo mais educado. Corrigir com respeito e educação.  Não seja ignorante , mais flexível.  Mas não seja mole e não haja com  proteção.

10) Não deixe criança subir no altar, os bilhetes e avisos deverão ser levados pelos Obreiros ao altar.

11) O Obreiro de escala tem liberdade de andar na igreja para manter a ordem. 

12) Não deixe criança fazendo festa na frente do púlpito, retire com cuidado e leve para a mãe  cuidar e segurar seu filho.  Pois tira a atenção da igreja.

13) O Obreiro deverá estar atento ao Culto , para manter a ordem e não conversando . Estar observando tudo.

14) Se chegar um bêbado , drogado ou pessoa esquisita  na igreja arrume um lugar para ele no ultimo banco, para evitar tirar a atenção da igreja. Coloque um obreiro ao seu lado para cuidar dele.

15) Quando a Igreja enche muito , pegamos bancos e cadeiras de todo lado para acomodar as visitas, lembrando não deixe irmãs visitando em pé tire jovens e obreiros do lugar e arrume lugar para as irmãs.

16) Terminado o culto os bancos e cadeiras tirados de outros lugares da Igreja deverão ser colocados no lugar.

17) Púlpito não é lugar de desabafo, de tirar satisfação, nem lugar de divulgar os escândalos  ; de pessoas que se dizem Cristãos ,cometem . Lembre-se na igreja existe todo tipo de pessoas, analfabetas e intelectuais, firmes e delicadas, fracos e fortes, crentes e não crentes.  Sem contar as que estão passando na rua , que ouvem o que falamos.

“Vamos pedir a cada dia sabedoria ao Senhor, e nos esforçarmos para fazer a sua Obra com toda ordem e decência, para promover a edificação da Igreja”. Agradeço a dedicação dos amados , pois o supremo Pastor tudo vê, e têm galardão para dar a cada um.




O OBREIRO COMO DIRIGENTE
O Obreiro e a Igreja
  • · Não tenha o povo como algo que lhe pertence I Pe 5:2-3
  • · Ama suas ovelhas; Moisés intercede Ex 32:31-32
  • · Se preocupa com o que serve de alimento II Reis 4:41-41
  • · Procura conhecer todos os membros Ex 28:12-29
  • · Não faz acepção de pessoas nem forma grupos a parte At 10:34
  • · Desperta e administra os Dons nos membros I Pe 4:10
  • · Dedica-se e atenta para com as necessidades de cada um deles I Jo 3:16.

O OBREIRO EM SEU MINISTÉRIO
Deve ser um exemplo de cooperação
  • · Sendo útil ao Ministério: Paulo e Timóteo I Tm 1:3
  • · Proporcionar uma união do grupo: Jaú e Jonadabe II Reis 10:15
  • · Ajudar contra o inimigo: Nata e Salomão I Reis 1:11-12
  • · Ser exemplo e conduzir o povo com um só pensamento: Gideão – Juz 7:16-17
  • · Não divulgar notícias ruins, Davi não quis divulgar a morte de Saul – II Sm 1:20
Pode ser um exemplo de dificuldade
  • · Invejoso (item anterior) – Josué, Beldade e Meldade – Num 11:27-29
  • · Fofoqueiro, falador – Discípulos de João contra Jesus – Jo 3:25-26
  • · Competição e fulga – Davi com medo de Absalão – II Sam 15:2-6-14
  • · Rebelde – Core, Nata, Abirão e Om – Num 16:1-2
  • · Parcial – Omite erros de família e passa a ser Hipócrita – I Sm 3:13-14
  • · Desobediente e sem mensagem – II Sm 18:22
  • · Não teme a Deus – Saul é o sacrifício – I Sm 13:13-14
  • · Executa sua tarefa de forma errada – Usa Ii Sm 6:3-7

Contribuição
O Obreiro deve ser um exemplo e para que a Igreja cresça, porém deve ensinar que devemos contribuir proporcionalmente ao nosso rendimento I Co 16:2. Ensinar as bênçãos dos dízimos Gen. 28:20-22 Jacó descreve seu voto e resultados.
-  Proteção: Se Deus for comigo
- Alimento: Se me der o pão para comer
- Paz: Voltar para casa de meu pai
Habilitação para o Ministério
Uma vez que foi escolhido um obreiro para dirigir uma congregação, subentende-se que foi encontrado nestes obreiros requisitos para o trabalho chamado de Deus para sua vida, porém em alguns casos não deu certo, e alguém irá perguntar após alguns meses. Porque será que não deu certo? Ele era uma benção e no entanto como líder não foi bem sucedido.
É exatamente na prática de liderança que será visto e avaliado esse obreiro de todos os ângulos, e se não houver uma soma positiva em tudo quanto já falamos, com relação ao seu relacionamento com Deus, seu trabalho, família, Igreja e consigo mesmo, com certeza este líder terá dificuldade de se relacionar com a Igreja e seus liderados, e não será bem sucedido em seu ministério.

Além de tudo o que mencionamos, o líder precisa ter:
Amor pelas almas
Vida digna de ser imitada ICO 4:16
Estar sempre preparado (eis me aqui Is 6:8)
Atender sempre que requisitado II Rs 5:8
Aprovado pelos requisitos de II Tm 3:1-13 Dt 1:13 Ex 18:20-25
Ser paciente e equilibrado Tg 5:10

Um Alerta aos Obreiros que desejam Ter um Ministério Abençoado
Só é possível sermos uma benção entre tantas coisas, quando somos o centro da vontade de Deus, e para tanto precisamos respeitar a hierarquia de nossa Igreja e as autoridades que foram constituídas sobre nós, devemos observar que só iremos obter o respeito sobre as pessoas a quem Deus nos confiou, se reconhecermos esse respeito naqueles que nos lideram, ou que nos é superior.
O Sucesso de um Ministério, consiste em ter uma Igreja alegre e que vive em harmonia, e para isso o dirigente precisa obter dela o devido crédito e respeito e isto não será possível impondo regras, e sim conquistando as pessoas pelo exemplo de vida Cristã que o obreiro tem e vive. Se assim procedermos teremos um Ministério abençoado pois sem dúvida iremos conquistar a admiração e o respeito da Igreja, pois seremos para eles o modelo. Se assim procuramos viver com certeza teremos menos dificuldades em nosso Ministério.

O que Não pode ocorrer na vida do Obreiro
- Desejo de poder ou mando (jz 11:09)
- Espírito de Grandeza (Jr 45:05)
- Invejoso (Num 11:27-29)
- Disputa e Medo (II Sm 15:2-6-14)
- Rebelde (Num 16:03)
- Carnal (II Reis05:20-26)
- Falta de temor a Deus (I Sm 13:08-14)
- Desobediente (II Sm 18:19-33)
- Individualista “divisionista” (I Rs 12:12)
- Fazer sua família irrepreensível (At 15:36-39)
                           O obreiro que procura andar em conformidade com a palavra de Deus, e se exclui destes itens, sobre ele paira as promessas de Deus, será abençoado constantemente e terá uma vida segura em tudo Gen. 12:02-03, tendo a presença de Deus, em sua vida sempre (Js. 01:09)
Culto aos Sábados
                     Este é um dia em que devemos ter um cuidado especial, pois estamos ás vezes ausentes da direção do trabalho, e temos diversos Cultos com pessoas diferentes dirigindo o trabalho, como por exemplo, culto da UFEBRAC, JUBRAC, MENIBRAC... e festas em gerais.
                     Para não termos ausências consideradas nestes Cultos, devemos observar todos os que dirigem os Cultos e fazer as devidas correções quando necessário, sempre no sentido construtivo e conscientizá-las que sempre que estão dirigindo um trabalho, estão ocupando o lugar do dirigente naquele dia, portanto é preciso realizar o trabalho com êxito para que no próximo culto específico todos estejam presentes. Este cuidado deve existir com todo o trabalho, isto é oração inicial, leitura da palavra de Deus, louvores, testemunhos.
                     Por ser um trabalho que varia de direção, precisamos conscientizar os irmãos que os preletores convidados devem estar dentro do padrão do nosso trabalho para não sermos surpreendidos com situações desagradáveis como já conhecemos. Portanto toda a atenção deve existir neste sentido para termos sucesso nestes dias de Culto.



SEREMOS ALCANÇADOS POR DEUS POR SEU FAVOR

Se priorizarmos o reino de Deus entre nós, com relação á contribuição devemos descansar em paz, e deixarmos que o Senhor cuidara de nossas finanças, ele saberá fazer o melhor por nós.

VEJA OS EXEMPLOS DE FÉ E TEMOR A DEUS
- Viúva Serepta I Rs 17:8-16 tudo 100% não faltou o sustento em sua casa.
- Viúva Pobre Mc 12:41-44 tudo 100% recebeu a aprovação de Jesus
- Um menino Mc 06:37 tudo 100% 12 cestos sobraram e seria dele se desejasse.
- Zaqueu Lc 19:1-10 metade 50% Jesus desejou salva-lo.
- Jesus tudo 100% voltou para a glória e está a direita de Deus

Vejamos os resultados de todos que se dispuseram de si mesmo, o que eles proporcionaram para o reino de Deus e a sua obra aqui na terra.

Devemos observar que o sucesso virá quando colocarmos tudo isto que aprendemos em prática

É preciso termos cuidado também com o horário do início do trabalho, devemos iniciar o Culto no horário, mesmo que tenha chego apenas alguns irmãos, por respeito a estes irmãos e como disciplina para a Igreja.
Precisamos, dividir bem  o tempo e procurar encerrar o Culto também no horário, mesmo que para isto tenhamos que deixar de atender alguns irmãos que desejam ter oportunidade, principalmente se for o Culto aos Domingos.

Algumas Dificuldades com o horário fora do normal
Esposas que são esperadas pelo marido não crente, filhos que são esperados pelos pais, Irmão que moram longe e que dependem ou não de ônibus. Visitantes que cansam por não estarem habituados com o trabalho. O enfado poderá fazer com que alguns irmãos ausente-se no próximo culto, por saberem que não existe ordem no trabalho, e nem se preocupam com o horário.
Ordenanças

O Obreiro que está á frente de uma congregação precisa estar preparado para todos os trabalhos cerimônias a começar pelos mais simples.       Todo o Dirigente almeja e tem consigo um desejo grande de ter sucesso em seu ministério, e ser bem sucedido em sua administração, como um todo. È para alcançar este objetivo não é muito difícil, é só observarmos com atenção para alguns critérios e cuidados que deve ser uma das principais características do Dirigente, a prudência.
Devemos a princípio observar que as pessoas que são comandadas e dirigidas, pensam que os Dirigentes são homens abençoados e que não tem os mesmos problemas, por isso nunca se cansarão de procurar seu líder por diversas razões.
Portanto, o Dirigente tem que demonstrar esta característica, de um homem que sempre terá uma palavra de solução e esperança. Outra característica importante é que o dirigente, como também a sua família devem ser pessoas bem comunicativas, sociais, simpáticas e amigas de todos devem ser imparciais, devem se relacionar e se comunicar com simpatia a todos.
O Dirigente e sua família devem ser vistos como modelo pela Igreja em todos os sentidos, ou seja, socialmente, profissionalmente, moralmente e principalmente espiritualmente.
Para poder alcançar o êxito desejado o Dirigente deve ter uma visão ampla e trabalhar para criar liderança funcional, em alguns departamentos, o líder deve sempre procurar estar na visão do Senhor Deus, sua liderança deve ter a mesma visão de seu Dirigente, que tem a visão de seu Pastor Presidente, com esta filosofia, com certeza o resultado será satisfatório e o objetivo será alcançado com êxito.




VEJA ALGUMAS MANEIRAS DE PROCEDEREM EM APRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS E DE MEMBROS

Como Devemos proceder e receber os novos Membros

                     Sempre que ocorrer uma mudança de quem não conhecemos, devemos pedir uma carta de apresentação da Igreja, o qual o(s) membro (s) está (ao) se desligando, para que saibamos em que circunstâncias estão saindo.
                          Admissão de membros de outras Igrejas desde que confessem o mesmo princípio de fé que estejam dispostos a obedecer á doutrina da Igreja a qual está se unindo. Devem ser batizados por emersão e estarem dispostos a aceitar os princípios doutrinários da Igreja e prontos a seguir os ensinos por ela Ministrados.
              O Dirigente antes de oficializar, e receber os novos membros, deverá por um certo período deixá-los congregar, e observá-lo se realmente estão satisfeitos, e também o Dirigente deve sentir se realmente estão convictos, e que não haja dúvidas, e não venha fazer uma mudança errada sem a direção de Deus, trazendo depois certas dificuldades para ele mesmo.
                     Eles deverão ser recebidos no dia da Santa Ceia, e uma vez apresentamos á congregação  deverá ser aclamado por todos, como sinal de concordância da parte da Igreja, e em seguida o dirigente perguntará aos irmãos se estão dispostos e prometem viver de acordo com os princípios e normas da Igreja, e trabalhar juntos para o seu crescimento.
                     Uma vez confirmado e respondido a pergunta, o ministro dará as boas vindas a cada um dos membros, cumprimenta com um aperto de mão, ou se desejar desce um representante para os cumprimentar, enquanto o Dirigente ministra a bênção pastoral. Que Deus, o Pai, Que Deus o filho, e o Deus Espírito Santo vos abençoe e os guarde agora para sempre. E toda a Igreja concordando aplaude ao Senhor.
Apresentação de Crianças

                     Porque devemos apresentar as crianças ao Senhor? Embora algumas Igrejas Evangélicas, como as ortodoxas, católicas e outras aceitam o batismo de crianças, sabemos nós que isto não tem fundamento bíblico, daí a razão e a necessidade dos pais trazerem seus filhos para serem apresentados ao Senhor.
                     Quando os pais não são membros da igreja ,só apresentar com a autorização e presença deles, depois de conversar com eles se estão cientes do que estão fazendo.
                     Devemos entender que a apresentação de crianças tem base bíblica por isso realizamos esta cerimônia, porém o dirigente deve ser prudente e não deve realizar a apresentação de crianças que os pais não sejam crentes, a não
ser que a mãe seja crente e tenha aprovação do esposo, mesmo assim é dever do dirigente explicar ao casal a importância desta apresentação, deixando esclarecido que após a apresentação da criança no templo ela não pode ser apresentada em outra cerimônia de outro credo tal como o batizado. Etc...

Como Proceder e em que momento da Ceia
devem serem apresentados

                 O Ministro deve se dirigir aos pais, toma a criança nos braços, faz uma exposição á Igreja, conscientizando-a o porque da apresentação e não o batismo, e mostra que este fato se dará quando a criança crescer e por sua própria vontade se fará uma profissão de fé, reconhecendo que é pecador (a).
                     O dirigente deve esclarecer aos pais que os filhos são herança do Senhor Sl 127:3, e que a partir de então uma vez apresentados a Deus, a devolvemos aos pais para que cuidem dele como mordomos, e que se orgulhem de cuidar da herança do Senhor e se esforcem para criá-los no temor e obediência a Deus como também os pais devem ser o modelo, para que seus filhos vejam neles o grande Amor de Deus. Após esta exposição o ministro faz uma oração apresentando a (s) criança (s) ao Senhor e a devolve aos pais. Texto de referência Mc 10:14-16, Lc 02:27-28.
Esta apresentação convém ser realizada antes da Celebração da Santa Ceia, pois sempre terminamos o culto com muita alegria e comunhão, e se deixarmos a apresentação para o fim, poderá ser um pouco prejudicado, pelo fato de estarmos encerrando o trabalho.




A SANTA CEIA DO SENHOR

Ordenanças instituída pelo Senhor Jesus, na noite em que foi traído Mt 26:26-30. Este é o maior culto para o povo de Deus, pois se trata da comunhão dos Santos, I Co 10:16 e todos, são convidados a participar conosco da Santa Ceia.

Como Deve ser Ministrado a Santa Ceia do Senhor

Sabemos que o pão e o vinho simbolizam dois resultados da morte. A separação do corpo e da vida, e a separação da carne e do sangue. Portanto deverá a Igreja se preparar Espiritualmente para esta data importante, e estar consciente que só podem participar aqueles que estiverem com o coração limpo, e sem nenhuma mágoa para com seu irmão.
Este Culto Solene deve ser considerado o maior entre todos, por se tratar da comunhão dos Santos, porém é da responsabilidade do Pastor conduzir a Igreja de forma espiritual para que ela tenha maior liberdade e maior comunhão com Deus, e receba suas ricas bênçãos.
Este Culto acontece em nossa Igreja no primeiro Domingo de cada mês, e somente poderão participar da Santa Ceia do Senhor, crentes batizados por imersão mesmo que sejam membros de outras Igrejas, se estiverem em comunhão com seus irmãos,com seu pastor e com sua igreja  , são convidados a participar conosco da Santa Ceia.
Obs: O dirigente deve avisar aos que não são crentes, e também aos que não são batizados que não devem pegar a Ceia quando esta for distribuída, e isto deve ser feito com muito carinho e cuidado.

Cerimônia
                     Após os cânticos, ofertas e ministração da palavra de Deus, é feita a leitura oficial para Santa Ceia I Co 11:23-30, convidando a Igreja para observar a exortação Bíblica. Convidamos os diáconos, presbíteros, pastores para a consagração e também servir a Igreja. Antes de consagrar o Pão e o Vinho, lavamos as Mãos.

A Ordem ao Lavar as Mãos
                     O Pastor deverá ser o primeiro a lavar as mãos, depois os Presbíteros e Diáconos. Após lavar as mãos dois Presbíteros tiram a toalha* (não se usa mais tolha para cobrir a mesa apenas um guardanapo para cobrir o pão)  com toda a reverência, e em seguida o Pastor  e os Presbíteros sustenta o pão em suas mãos agradecendo ao Senhor pela vida da Igreja e pela oportunidade que Ele concede a todos, e ministrando a consagração do Pão em pedaços grandes, o Pastor convida a todos os Presbíteros para repartir o pão, em seguida os Presbíteros entregam aos Diáconos para que estes sirvam a Igreja, enquanto todos ficam em comunhão ouvindo um hino de louvor a Deus pelo Conjunto.

Como proceder na hora de servir
                     É necessário que os diáconos estejam bem orientados porém deve ser observados ao servir, principalmente quando estivermos com pessoas ou irmãos que não conhecemos, o obreiro deverá perguntar a elas antes de servir se são batizadas ou não.

                     Às vezes se torna difícil identificar quem são crentes em meio a tantas doutrinas portanto o obreiro deve estar atento para este detalhe.Quando se tratar de uma Igreja grande, o dirigente deve orientar os diáconos para que sirvam a Ceia em grupos separados, isto é, dois ou três obreiros servir a Ceia do púlpito para o fundo da Igreja e o outro grupo do fundo para a frente.
                     Enquanto eles servem a Igreja, o conjunto continua louvando a Deus, e quando terminarem um obreiro vai servir o conjunto e os demais devolvem a bandeja á mesa. E em seguida o Pastor pede para um dos Pastores ou Presbítero que sirva os obreiros, e após todos receberem a Ceia do Pastor em sua alegria convida toda a Igreja para refletir o momento que vive, pois ele é glorioso, e então pronuncia junto a Igreja Jo 03:14-15 convidando-a comer todos juntos.
                     Este é o meu corpo que é partido por vós diz o Senhor, comei dele todos agradecendo ao Senhor. Após uma breve oração o Pastor passa as mãos dos Presbíteros ás bandejas com os cálices e em seguida faz a oração de consagração e procede da mesma forma de antes sem repetir a frase anterior de Jo 3:14-15. Enquanto o conjunto louva ao Senhor os obreiros servem os cálices para a Igreja e em seguida o Pastor procede como antes, e com a mesma pronuncia as palavras de Jesus.
                     Este é o Sangue que foi derramado por vós tomai dele todos. Após todos tomarem o cálice o Pastor convida a Igreja para uma oração de agradecimento a Deus pelo mês de vitória que nos concedeu, e em seguida faz o encerramento agradecendo ao Senhor por tudo, e também aos obreiros, desconexas, músicos e aos demais que contribuíram para a realização da Santa Ceia.
CERIMÔNIA   - PASSO A PASSO

1)    Todos os Diáconos e Presbíteros deveram vir à frente para a Cerimônia.

2)    Os Auxiliares, os Cooperadores deveram assumir a porta da Igreja e não podem participar da cerimônia .
      (Obs* A não ser em caso de não ter Obreiro Consagrado).
3)    O Pastor deverá lavar as mãos em primeiro lugar , em seguida os Presbíteros e depois os Diáconos.
4)    Os Presbíteros devem estar ao lado do Pastor, divididos em numero igual à direita e a esquerda.

5)    Os Diáconos deverão estar na fila atrás dos Presbíteros  e Pastor, observando para formarem uma fila uniforme e não todos em  um  canto da Igreja , pois estamos em uma cerimônia e a Igreja estará observando  a ordem em que trabalhamos.  E isto deverá ser exemplo para Igreja.

6)    Dois Diáconos deverão descobrir a mesa depois de lavar as mãos, dobrar as toalhas .* (não se usa mais cobrir a mesa com toalha , apenas o pão com um guardanapo)

7)    A Consagração do Pão e do Vinho deverá ser realizado pelos Presbíteros ou Pastor.

8)    O Pão deverá ser partido apenas pelos Presbíteros.* (quando a igreja é muito grande pode o pão ser cortado antes do inicio do culto )

9)    Os Diáconos ao receber a bandeja  para servir deverá se posicionar no fundo da Igreja , e após ordem do Pastor comece a servir.

10) Nunca sirva a Santa Ceia para pessoas não crentes e não batizadas.  Para isto o Obreiro a servir deve ser constante nos Cultos e conhecer os Membros.  No caso de duvida pergunte. (É Batizado nas águas?)

11) Terminado de servir a Igreja sirva o Conjunto.  Em seguida entregue a bandeja.(* Obs só entregue a bandeja após servir o conjunto)

12) Após servirem os Diáconos, servir os Presbíteros e por ultimo o Pastor.

13) Na distribuição dos cálices segue a mesma ordem.

14) Se alguma  irmã estiver com dificuldade com os filhos ,   aguarde e sirva-a, não a deixe para trás.

15) Os Obreiros não precisam voltar ao seu lugar , pois o encerramento será feito com todos à frente.

                     Logo após o Pastor agradece aos convidados e visitantes encerrando o trabalho, e despedindo toda a Igreja na Paz do Senhor enquanto os Diáconos cobrem e organizam a mesa, o grupo de louvor finaliza cantando com alegria.
A Santa ceia é uma Cerimônia Solene , que deve ser realizada com toda ordem e reverencia. 
Deve os obreiros observar membros que estão ausentes por motivo de doença e providenciar  para que seja servido a santa ceiaem casa, na semana seguinte.
No próximo culto semanal deve ser preparado pelos obreiros e servirem a santa ceia para pessoas que estiveram ausente no domingo por força maior e servi-las no final do culto.  



BATISMO

A palavra batizar, como Mateus escreve 28:18,20 significa mergulhar ou imergir, fica imerso isto é, metido num líquido, mergulhado, entranhado. O batismo é um mandamento, portanto devemos atentar para isto. Cristo pediu para ser batizado Mt 03:13-15.

A Quem Devemos Batizar

A todos os que crêem e reconhecem o seu pecado, evidentemente deve ser feito um trabalho preparativo, para que estes candidatos ao batismo estejam convictos e não venham ter dúvidas com relação a sua vida futura com Deus.
O dirigente deverá saber das famílias, quais são as pessoas que são casadas amasiadas ou divorciadas para que não haja engano em seu batismo, para que no futuro não venha ter problemas com sua própria Igreja ou talvez os próprios irmãos não ficarem com dúvidas, quando estes ouvirem alguém pregar ou falar sobre casais amasiados e não venham se sentirem errados ou constrangidos pelo fato de estarem batizados com a vida irregular.
Quanto aos jovens que tenham consciência da necessidade do batismo em suas vidas, precisam estar conscientes que esta atitude deve ser voluntária, e não por influência ou exigência de outras pessoas. Esta é a visão que o dirigente deve ter, para poder orientar os membros de sua Igreja, dentro de uma doutrina sadia. O dirigente deve ministrar  o curso de batismo, ou nomear alguém apto para a função.

CASAMENTO

Nos casos de irmãos que vivem amasiados se chegarem a se casar, o dirigente deve honrá-los e abençoá-los no Culto após seu casamento, porém enquanto forem amasiados não devem ter cargos de liderança na Igreja. * Anexo “NORMAS PARA CASAMENTO”, aprovado pela diretoria local.



UNÇÃO COM AZEITE

O azeite (óleo) extraído da azeitona (oliva), fruto da Oliveira foi muito usado nas cerimônias, como também na alimentação e na medicina. Segundo a lei o azeite era usado para a Unção de Santuários, seus pertences, Unção de pessoas de Sacerdotes, Profetas e Reis.

Unção de Pessoas a Serem Consagradas
Lv 08:30 – I Sm 10:01 – 16:13 – I reis 01:39 – 19:16 – Ii reis 09:03 – 11:12 – 23:30

I – Unção de Reis
Homens escolhidos para governar nações, I Sm 10:01 – 16:11-13 – I Rs 19:15


II – Unção de Profetas
Homens chamados e inspirados por Deus a fim de entregar a sua mensagem de maneira particular a eventos futuros I Rs 19:16.


III – Unção de Sacerdotes
Homens separados para deveres religiosos, que atuassem como mediadores entre Deus e os homens que oferecesse sacrifícios e realizasse outras funções relacionadas com adoração Ex 40:15.

IV - Unção do Santuário e Pertences
Ex 40:09-11

V – Unção de Objetos Separados para o uso Sagrado
Ex 29:36 – 30:26 – Lv 08:10-12 – Num 07:01

Azeite como Alimento

Para a manutenção do Sacerdote Nm 18:12
Para as ofertas Ex 29:23-25
Para Luminárias Ex 27:20 – Nm 18:12
Referências Gerais de Aplicação do Azeite ao Corpo
Rt 03:03 – Sl 91:10 – Ec 09:08 – Is 57:09 – Am 06:06
                     Podemos observar como era necessário no passado o uso de azeite para santificar locais, pertences e outros. Os Reis, Profetas e Sacerdotes precisavam da unção com óleo para ter uma vida consagrada, eles não receberam o Espírito Santo da maneira que nos recebemos, viveram em uma outra dispensação.
                      Nos dias de hoje usamos o azeite para ungir pessoas enfermas, como também para ungir pessoas a um Ministério, não precisamos da unção com óleo para santificação, isto acontece mediante a vida que levamos diante de Deus, visto que conhecemos irmãos (ãs) que não receberam a unção, porém são verdadeiros instrumentos de Deus em suas mãos.
                     Podemos observar que no Novo Testamento a unção com azeite aparece poucas vezes e algumas delas são:

Para a unção de enfermos – Mc 06:13
Unção como medicamentos – Tg 05:14
Deu ma forma figurada – II Co 01:21 – I Jô 02:20-27
                    
                     Podemos concluir que, baseado em Mc 06:13 é possível ministrar a unção com óleo para cura de enfermos, independente de serem crentes ou não, pois a palavra de Deus neste texto deixa claro que eles eram libertos dos demônios e depois ungidos e curados de suas enfermidades, entendemos e está claro que estas pessoas não eram crentes.
                     Porém a unção deve ser feita em nome da Santa trindade e ministrada apenas na fronte das pessoas, não podemos ungir e nem colocar a mão no local da enfermidade, á imposição de mãos sobre as pessoas é uma ordem de Deus para quem crer na libertação de todas as coisas, porém quem cura o enfermo é a oração de fé Tg 05:14.
                      Este trabalho de unção é concedido apenas aos Presbíteros, Evangelistas, Pastores e Missionários não podendo os Diáconos ou mulheres realizar este trabalho. A unção nunca deve ser feita por hábito ou costume e sim quando sentir de Deus, o momento, porém deve ser feito com muita fé no coração.

Como o Dirigente deve se conduzir quando a Igreja estiver se ausentando dos Cultos

           Neste momento não importa muito o que ocasionou a ausência dos irmãos, o que importa é o nosso empenho em apresentar um bom trabalho, para que todos se alegrem e levem a notícia aos que se ausentaram para que se sintam-se interessados em estar presente no próximo culto.
              Situações como esta deve nos levar a dirigir o trabalho com mais entusiasmo, embora sabemos que não é fácil, e se estivermos sem os grupos de apoio temos que preencher estes espaços, e procurar não citar as ausências e sim valorizar os que estão presentes e agradecer a Deus por suas vidas. Ser em breve em tudo o que for apresentado, e observar como a Igreja se comporta procurando dar as oportunidades que sejam adequadas para o momento.
              Nunca mostrar-se desanimado, pois poderão achar que o trabalho está desta forma por culpa da direção. Pois sabemos que todo trabalho mal dirigido, ausenta algumas pessoas, visto que todos vêem para se alegrar e sem uma boa direção e motivação espiritual termina por enfadar e não alegrar o auditório.
              Em todos os Cultos devemos observar quem está ausente para podermos conduzir o trabalho de acordo. Ex: Conjunto, mocidade (), união de senhoras (), obreiros (, crianças (), adolescentes (), etc. São grupos que quando ausentes fazem muita falta e a Igreja sente, por isso, temos que saber preencher essas ausências para obtermos êxito e o Culto neste dia ser uma benção.

DEPARTAMENTOS
            Quanto aos grupos, ,, Escola Bíblica,, conjunto, , e outros deve haver a filosofia de estar sempre reunidos, orientando principalmente quem está na liderança, o líder precisa olhar pela ótica do dirigente, precisa estar em sintonia com a direção do trabalho quanto toda a organização da Igreja. Os Cultos dirigidos por estes grupos não podem ser dirigidos para agradar alguém, ou algum grupo familiar, todo o trabalho deve ser dirigido a agradar a Igreja como um todo, por isso a pessoa deve ser instruída e também preparada.
*Anexo “NORMAS PARA O MINISTÉRIO DE LOUVOR”
Exemplos de Cultos Mal Dirigidos

  • Cantar hinos da harpa na abertura com a Igreja em pé
  • Convidar as irmãs ou a mocidade para cantar e tirar a oferta ao mesmo tempo
  • · Cantar corinhos com palmas ou em pé  e ofertar
  • Apresentar os convidados um a um e repetir as mesmas coisas muitas vezes.
  • Dar a oportunidade a alguém que não conhece, mesmo sendo Obreiro, o risco existe de não agradar por várias razões que já conhecemos.
  • Não perceber se a Igreja está triste ou alegre, espiritual ou não para poder transmitir o necessário.
  • · Não preparar a Igreja para a mensagem o que é muito importante para a recepção da palavra.
  • · Não usar o microfone adequadamente e não se posicionar de acordo, gritar demasiadamente etc...
  • Ficar escolhendo de ultima hora quem vai cantar no ofertório, quem vai ministrar a oferta,quem vai dar a palavra inicial, quem vai pregar, o que vão cantar.....

Todos os itens e outros não mencionados são importante observarmos para não cometermos tais erros e também orientar aos que nos auxiliam para não cometerem erros assim.



EQUIPES / TRABALHO

                     Todas as Igrejas fazem este tipo de trabalho com várias finalidades, tais como,compra de  terreno, bancos, cortina, instrumentos , decoração etc... Devemos observar as circunstâncias para não sermos mal compreendido pelos irmãos e não constranger ninguém em função das dificuldades financeiras.

ANIVERSÁRIO

                     Quando do dirigente, a esposa junto aos obreiros local promove uma festa com a Igreja local, fazendo uma lista com irmãos da própria congregação ,para compra do presente, no dia em que for realizada a festa a esposa do dirigente deverá comunicar a data do culto ao pastor presidente que enviará um representante em nome de todos os pastores para homenagear o dirigente. Quanto aos demais irmãos e obreiros, podemos lembrar de seu aniversário, porém não temos como homenagear todos.
SOCIAL
         Todo o trabalho social é importante, porém devemos ser criteriosos com aqueles que sempre querem tirar proveito, ás vezes nunca dizimam ou ofertam, só querem explorar a Igreja. Quanto ás necessidades de auxílio devemos sempre pedir a Igreja em campanhas, seja do kilo como de outras necessidades, nunca se ajuda abrindo mão de valores em dinheiro, porém a casos delicados que dependendo da família, a própria Igreja local promove a ajuda necessária, porém sempre levando o conhecimento do dirigente nunca permitindo que irmãos façam listas um a outro, este controle deve estar na mão do dirigente e da esposa.
            Quanto á doação de cestas básicas, a própria irmã responsável, por este trabalho saberá agir e fazer as doações necessárias.
Obs: Em todos os departamentos deve existir duas pessoas responsáveis, por cada trabalho, sempre na coordenação de sua líder. Devemos sempre ter uma liderança FUNCIONAL.
SEPARAÇÃO DE OBREIROS E DIACONIZAS

                     Para separação de Diáconos , Diaconizas e Presbíteros são necessários alguns requisitos tal como: devem ser casados, fiéis, com sua Igreja e principalmente nos dízimos, batizados com o Espírito Santo e de bom testemunho com a sociedade em seus negócios e em sua vida social, o obreiro deve ser um modelo para a Igreja.
                     Quando da separação ou consagração recebê-los na Igreja no Culto á noite. Se tratando de obreiros que vem de outra denominação, estes devem ser observados e avaliados antes de recebê-los na Igreja em definitivo, depois ser recebido e apresentado em reunião de obreiros para que possa ser recebido como obreiro da obra. No caso de presbítero e pastor deverá fazer  o curso de um ano de filiação para depois ser recebido.
                
FINANÇAS

                     Todo o trabalho é voltado para um fechamento mensal e um caixa único, este trabalho é feito através de planilhas individuais para cada Igreja. Por trabalharmos com um caixa central e único, temos que ser cuidadosos e nunca devemos usar o dinheiro da ficha para despesas gerais, ou usar sem critérios as Igrejas que são alugadas, como as de templo próprio, tem as seguintes despesas luz, água, telefone, ajuda de combustível para o dirigente, IPTU e algumas outras despesas gerais que é normal.
Obs: todas as despesas que a congregação tiver deve ser comprovadas mediante nota fiscal (com dados da sede) ou recibos.
                     Quando a congregação precisar comprar ventilador, instrumentos ou precisar fazer outro investimento que tem expressão monetária, deve ser comunicado, para ver se é possível, pois contamos com os rendimentos das Igrejas, para administrar a obra, pois além das despesas gerais da obra, temos também, dízimos da convenção Projetos do conselho e outros, que são centralizados em uma contabilidade geral da Igreja.
                     Uma Igreja bem ensinada na palavra de Deus, alegre e abençoada é uma Igreja próspera o resultado é notado em suas finanças. Uma congregação que nunca sai do negativo que não prospera algo está errado.



CONCLUSÃO

O Obreiro para ser bem sucedidoe ter um Ministério Abençoado precisa

  • · Ter o chamado de Deus em sua vida
  • Não basta ter sido consagrado, tem que estar habilitado
  • · Ser uma benção para sua família e seus amigos
  • · Viver gozando as promessas de Deus
  • · Ter o crédito e o respeito de sua Igreja
  • · Ser um exemplo de contribuição em tudo
  • · Se relacionar bem com os membros sem fazer acepção de pessoas
  • · Ser imparcial
  • · Ter amor pelas almas o que é fundamental
  • · Nunca faltar com a ética no púlpito ou fora dele
  • · Olhar para a Igreja com a ótica de Deus
  • · Ser moderado, paciente e compreensivo
  • · Saber ouvir a todos antes de se pronunciar
  • · Ser o modelo para todos em tudo
  • · Motivar os seus liderados a confiar no Deus que serve e a caminhar sozinho
  • · Descobrir os valores do grupo e adequá-los de acordo
  • · Criar liderança funcional
  • · Saber liderar, para manter a ordem e o equilíbrio na Igreja
  • · Ser prudente ao se deparar com situações delicadas dentro da Igreja (pessoas possessas, bêbadas, violentas, etc...)
  • · Ter postura no púlpito, ou fora dele, saber vestir-se e procurar ser um modelo para os demais.
  • · Ser íntegro e zelar pela integridade da Igreja
  • · Amar a palavra de Deus, ser eleitor assíduo, observando-a com regra de conduta de fé para sua vida
  • Viver em constante vigilância
  • · Ter uma vida de oração e Consagração ao Senhor.



QUE O SENHOR NOSSO DEUS SEJA LOUVADO
PELA SUA VIDA MEU QUERIDO OBREIRO

                                                                             AMÉM !!!

0 comentários: