Crackers - Biscoitos Salgados



Crackers - Biscoitos Salgados



Algumas pessoas tem me pedido receitas de biscoitos salgados. Esta receita tem em vários sites estrangeiros para celíacos e resolvi testá-la. Não é parecido com nenhum biscoito salgado com glúten que existe no mercado, infelizmente. Aliás, nem parece um biscoito :)
Está mais parecido com a casquinha de pizza que comprava na Parmê para servir com pastinhas e antepastos do meu buffet. Esta receita funciona muito bem assim: servida como aperitivo com pastinhas de sabores variados.
Apesar de que, Mauricio comeu o pote todinho puro mesmo :)
Ele adora coisinhas crocantes.
Quanto mais fininho você fizer, mais crocante e mais gostoso fica. Do contrário, ficam duros.

Crackers Salgados SGSC:

- 2 xícaras da mistura de farinha sem glúten (2 xíc. de farinha de arroz,  2/3 de xíc. de fécula de batata, 1/3 de xíc. de polvilho doce)

- 1/2 colher das de chá de fermento químico em pó

- 1/2 colher das de chá de bicarbonato de sódio

- 2/3 de xícara de banha ou gordura de palma (fiz com banha)

- 1/3 de xícara de leite vegetal

- 1/2 xícara de água

- Sal grosso triturado e temperos a gosto (orégano, salvia, alecrim, ervas finas)


Modo de fazer:

1º Pré-aqueça o forno a 205º C.

2º Em uma vasilha misture os ingredientes secos. Adicione a banha, o leite vegetal e a água. Amasse com as mãos até formar uma massa macia e uniforme. Se ficar muito seca, adicione água aos poucos, uma colher de cada vez.

3º Divida a massa em duas partes e abra-a com um rolo entre duas folhas de papel manteiga do tamanho de uma assadeira média. Abra o mais fino possível, quanto mais fininha melhor.


Retire a folha de papel manteiga superior. Com uma faca ou um cortador de pizza, corte quadradinhos. Com um garfo, fure toda a massa. Salpique o sal grosso triturado em pedacinhos menores e/ou o tempero que desejar.



4º Transfira a massa no papel manteiga cuidadosamente para uma assadeira e asse por 15 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e retire os biscoitos com cuidado da folha para não quebrar. Guarde em potes bem fechados.


Sirva puro ou acompanhado de pastinhas como aperitivo
.

0 comentários: