Referências bíblicas DE PÃES


Referências bíblicas

Ilustração dos sacerdotes do templo substituindo o pão a cada semana.
Dentro da Torah , os pães da proposição é mencionado exclusivamente pelo Código Sacerdotal e Código de Santidade , [1] , mas algumas seções da Bíblia, incluindo o Livro de Crónicas , livros de Samuel , e Livro dos Reis , também descrevem aspectos dos mesmos.No Código de Santidade, os pães da proposição é descrita como doze bolos e pães assados ​​de multa farinha , dispostos em duas linhas / pilhas sobre uma mesa diante de Deus; cada pão / bolo era para conter dois omers de farinha ( Levítico 24:5-6 ). Os regulamentos bíblicos especificar que xícaras de incenso eram para ser colocada sobre as linhas de bolos, bem como a Septuaginta , mas não o texto Massorético , afirma que o sal foi misturado com o incenso, o incenso, que a Septuaginta se refere como uma anamnese ( um hapax legomenon ), constituiu um memorial (azkarah), tendo sido oferecido sobre o altara Deus ( Levítico 24:7-9 ).
De acordo com o Livro de Crônicas , o Kohathite clã tinha o encargo da panificação e configuração, a fim de o pão, [2] , sugerindo que houve secretos requisitos adicionais na elaboração do pão, que só é conhecido dos coatitas. [1] Uma vez que produtos fermentados foram proibidas a partir do altar , [3] e os bolos e pães não são descritos como sendo ofereceu sobre ele , é possível que os pães da proposição era levedado, [1] No entanto, como eles foram levados para o interior do santuário, que É altamente provável que eles eram sem fermento. [1]
Os bolos eram para ser deixada sobre a mesa durante uma semana, e, em seguida, ser substituídas por novas, no sábado , de modo que sempre havia pães frescos na mesa, e aquelas que começaram a ir obsoleto foram removidos; [1] o bíblica texto afirma que ossacerdotes judeus tinham o direito de comer os bolos que haviam sido removidos, contanto que eles fizeram em um lugar sagrado,como considerou o pão para ser santo. Parece que o consumo do pão não era um reduto exclusivo dos sacerdotes, como a narrativa da permanência de Davi em Nobe menciona que Ahimelek (o padre) deu a Davi o pão sagrado, a seu pedido. [4]

editar ]A tabela

A mesa para os pães da proposição foi, de acordo com os regulamentos da Bíblia, para ser colocado na parte norte do santuário, em frente ao Menorah , [5] com o Altar de Incenso entre eles. A Septuaginta descreve o quadro como sendo de ouro maciço, mas o texto Massorético argumenta que foi feita a partir de acácia , madeira e apenas coberta com ouro puro, com uma borda de ouro ao redor do topo; dimensões da tabela são dados como 2 varas de comprimento, 1 ells ell de largura, e 1,5 elevados. [6]
Os pés da tabela são descritos como tendo uma forma de anel invólucro para o qual quatro anéis de ouro foram fixados, de modo que hastes (feita a partir de madeira de acácia, e coberta com ouro) pode ser passada através dos anéis, e usado para fazer a tabela portátil . O texto bíblico indica que, quando está a ser transportada, a tabela (shulchan) seria coberto com um pano, púrpura-azul, os pães e vasos seria colocado no tecido, e um outro tecido, em escarlate, seria colocado sobre ele, com uma pele fina que está sendo adicionado em cima disso. [7] Em cada santuário, houve apenas uma tabela, exceto para o Templo em Jerusalém, que o Livro de Crônicas descreve como tendo dez mesas no seu lugar santo . [8]
No Templo de Salomão, houve provisão feita para a exposição adequada dos pães da proposição. [9] Antíoco Epifânio saquearam a mesa de pão a partir do Segundo Templo, [10] , mas sob Judas Macabeu uma substituição foi feita. [11]

editar ]Origem

Embora, de acordo com estudiosos textuais , os textos originais apenas entre os que constituem a Torá que mencionam os pães da proposição são o Código de Santidade e acréscimos posteriores à fonte sacerdotal , [1] a antiguidade da prática é demonstrado pela sua menção nos livros de Samuel [12] que os estudiosos textuais geralmente vista como anterior à fonte sacerdotal. [13] Nos livros de Samuel, Ahimelek é descrito como pedir uma garantia de que os homens de Davi estavam em um estado ritualmente puro, ou seja, que não tinha sido envolvido em sexual atividade com as mulheres, antes de entregar os pães da proposição de idade; estudiosos bíblicos vêem isso como sugerindo que o pão era originalmente uma refeição sacrificial, que foi vista como sendo compartilhada com a divindade, [14] daí a necessidade de ser ritualmente puro, [15] e o pão não ser queimado, mas em vez consumido. [1]
O costume parece ter sido generalizada na região, [16] Um exemplo é a Babilônia prática de oferecer aos seus deuses um número de diferentes tipos de bolos e pão (akalu); [1] o termo hebraico para o pão, Lehem haPanim , é exatamente traduzido pela frase assírioakal p ג nu, que se refere ao bolo / pão babilônicos ofertas. [1] No caso israelita, uma série de estudiosos bíblicos conectar o uso de pão diretamente para o antigo culto da Arca da Aliança , [17] Arca de ser visto como a casa da divindade, eo pão ser uma oferta de alimentos, prontos para o consumo sempre que a divindade escolheu para fazer uma aparição. [18]
Como os pães da proposição bíblica, os babilônios e os assírios geralmente dispostas doze bolos e pães, ou um múltiplo inteiro de doze bolos e pães, nas mesas em frente das imagens de suas divindades; [1] [19] o número 12, que é tão importante no rito pães da proposição, sempre suportados significado religioso misterioso, [1] e com a prática assíria de colocar para fora doze bolos e pães, estava diretamente ligado com o Zodiac . [19] A Babilônia bolos / pão também foram obrigados a ser doce ( ou seja, sem fermento) e, como os pães da proposição bíblica foram assados ​​de farinha de trigo. [1]

editar ]Na literatura judaica clássica

Os detalhes um tanto escassas bíblicos sobre os pães da proposição são complementadas por informações dadas por Flávio Josefo(um contemporâneo de Herodes) do templo, e, ao longo dos vários séculos após a destruição do Templo, pela literatura rabínica clássica . [1] De acordo com Josefo, os bolos eram ázimo e foram assados ​​na sexta-feira antes do sábado, já que os regulamentos bíblicos proibiu qualquer tipo de trabalho durante o sábado. [20] O Mishnah argumenta que os pães eram amassado separadamente,[21] , mas cozido em pares, o Mishnah também afirma que os pães foram moldados em forma por três moldes diferentes (feitas de ouro, de acordo com Maimônides , que viveu mais de mil anos após a queima de Jerusalém), com um ser usada enquanto os pães eram apenas massa , outro, enquanto o pão estava sendo assado no forno, e um terceiro após o cozimento, para proteger a forma. [22][23] [24] O Mishnah descreve os pães como sendo 10 Etzba longo, e 5 Etzba de largura, com jantes / chifres que ele tinha 7 Etzba longo ; [25] Maimonides dá os mesmos valores, mas com Tefah como unidade ao invés de Etzba. [26]
De acordo com alguns colaboradores Mishnaic, o amassar a massa foi feito fora do santuário, mas o cozimento foi feito lá dentro, [27] , mas outros afirmam que todos os preparativos dos Foram realizadas no pátio do Templo, e outros na casa de Pagi , que de acordo com Maimonides foi muito próximo ao pátio do Templo; [1] nenhuma razão foi dada para estes distinções geográficas, mas a Gemaraargumenta que a Câmara dos Garmu foram responsáveis ​​por assar os pães da proposição, e manteve secretos seus métodos e raciocínio. A Mishná que, para substituir o pão, dois sacerdotes entrar no santuário antes de mais quatro sacerdotes que levavam o pão de substituição, os dois sacerdotes sem o pão iria para o extremo sul da mesa, enquanto que aqueles com o novo pão iria para no extremo norte, e enquanto os padres do sul removeu o pão velho da tabela, seria substituído pelo novo pão pelos sacerdotes no lado norte, de modo que o pão sempre estaria presente. [28] [29]
Josefo afirma que os bolos foram colocados em duas pilhas iguais (em vez de linhas), [30] como o faz o Mishnah, que descreve a existência de tubos ocos de ouro para levar o ar entre o pão, e duas de ouro em forma de forquilha suporta ligado à mesa, cada um para segurar um monte [31] [32] Josefo também afirma que o incenso foi colocada em dois copos de ouro - um em cima de cada pilha;[30] a Mishná que um punhado de incenso foi colocado em cada copo, [33] ea Tosefta afirma que as taças, chamadas bezikin, tinham fundo plano / aros, de modo que eles também poderiam ser colocados sobre a mesa. [34] De acordo com a Mishná, enquanto o novo pão foi sendo levado por os quatro sacerdotes, outros dois sacerdotes levaria em copos de substituição de incenso, e dois padres mais iria adiante deles para remover os velhos copos de incenso. [1]
A Mishná argumenta que após ter sido removido, o pão velho foi colocado sobre uma mesa de ouro no salão do Templo, e então o incenso de idade seria queimada, uma vez isso foi feito, os bolos seriam divididos, [1] com o sumo sacerdote judeu obtendo cinco dos doze pães, e sendo o restante dividido entre os outros sacerdotes de plantão durante a semana anterior. [35] Por ocasião de determinadas festas judaicas que ocorrem durante o sábado, houve ajustes feitos, por exemplo, se Yom Kippur ocorreu no sábado, o pão velho não seria dividido entre os sacerdotes até a tarde. [36]

editar ]A tabela

A maioria dos contribuintes para o estado Mishnah que a tabela era das mesmas dimensões que os pães - 10 Etzba de comprimento, e 5 Etzba de largura, [1] , mas o rabino Akiba contribuiu com uma opinião discordante, segundo a qual havia uma lacuna entre as pilhas dos pães da proposição, com a mesa sendo 12 Etzba de comprimento, e 6 Etzba de largura; Abba Saul argumentou que as taças de incenso foram colocados dentro da abertura. [1] Estas dimensões são claramente demasiado pequeno para os pães para descansar no sentido do comprimento da tabela, e claramente algum apoio teria sido necessária para que possam ser empilhados sobre a mesa em duas pilhas distintas, o que é difícil de conciliar com a implicação evidente bíblica de que os pães eram livres de pé sobre a mesa. [37]
A Mishná que havia 28 tubos de ventilação, 14 para cada pilha, cada uma das quais foi aberta em apenas uma extremidade. [1] AGemara extrapola a esta conclusão, a de que os suportes forquilha-como foram criados no chão, dois em cada extremidade da mesa, e os tubos foram entre os suportes tipo forquilha acima da tabela. A Gemara tem essencialmente a visão de que os suportes e tubos formado um receptáculo complexo para os pães, semelhante a uma grade, com a menor fatia em cada pilha apoiada diretamente sobre a mesa, mas o menor com o pão que vem descansando sobre as duas da tubos, e assim por diante até à pilha. Presumivelmente, um dispositivo tão complexo como esse teria sido mencionado pelo menos brevemente, na Bíblia, se tivesse sido uma exigência bíblica, mas não é, e nem ele foi retratado no Arco de Tito , que mostra a tabela no momento da sua capturar pelos romanos. [38] [39]
Bem como os copos de ouro para o incenso, o Mishnah enumera uma série de outros pratos (ke'arot) e mão-como tigelas (kappot),incluindo menakkiyyot (que provavelmente eram de imersão) e kesawot; o kesawot são identificados pelo Mishnah como sendo para o vinho de libações , mas os Targums argumentam que eles estavam com a finalidade de cobrir os pães da proposição. [1] O Mishnah também sugere que o quadro poderia ser desmontado em pequenas porções, de modo que se qualquer parte dele já se tornouritualmente impuro , poderia ser recuperar sua pureza ritual de lavar as peças em um micvê . [40]

editar ]Entre os grupos antigos

Há evidências de grupos judaicos por volta da virada da era comum, como a de Qumran comunidade do Mar Morto , e os Terapeutasem Egito , que parecem ter se viam como parte do corpo principal judeu adorando no templo de Jerusalém, apesar de estar geograficamente isolado, e, aos olhos de pensamento mais tarde judaica, teologicamente distinta.
Entre os Manuscritos do Mar Morto , um número de fragmentos aramaicos, encontrada na caverna de 2, discutir escatológicasconexões com o consumo de pães da proposição, que Mateus Preto ligações com a refeição comunitária sagrado discutido em um rolo da caverna 1 (1QSVI), eo messiânico refeição discutido em outro rolo na mesma caverna (1QSall); [41] Professor Black sugere que a comunidade de Qumran pode ter considerado a sua partilha o pão regular para ser uma representação da divisão dos pães da proposição sábado no Templo de Jerusalém. [42]
Há uma disputa entre grupos acadêmicos quanto ao facto de a comunidade de Qumran era identificável com os essênios , mas os estudiosos geralmente concordam que houve uma associação entre os essênios e os Therapeutae . Philo informou que refeição central do Therapeutae tinha a intenção de imitar o conjunto mesa santa apresentadas no recinto sagrado do templo, [43] , mas que a comunidade de Qumran são retratados nos Manuscritos do Mar Morto como visualizar o serviço Jerusalém como tendo falhado em alcançar a santidade sacerdotal, Philo descreve o Therapeutae como deliberadamente introduzir ligeiras diferenças em suas práticas de aqueles que estão no templo, como um sinal de respeito para pães do Templo. [44]

editar ]Ver também

editar ]Notas de Rodapé

  1. um b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u Enciclopédia Judaica
  2. ^ 1 Crônicas 9:32
  3. ^ Levítico 2:11
  4. ^ 1 Samuel 21:4-6 , cf. Mateus 0:04 , Lucas 6:04
  5. ^ Êxodo 26:35
  6. ^ Êxodo 25:23-30 , 37:10-16
  7. ^ Números 4:7-8
  8. ^ 2 Crônicas 4:08
  9. ^ 1 Reis 7:48 , cf. 2 Crônicas 4:19 , 13:11
  10. ^ 1 Macabeus 1:23
  11. ^ 1 Macabeus 4:49
  12. ^ 1 Samuel 21:1 et Sequentia
  13. ^ Enciclopédia Judaica, livros de Samuel
  14. ^ Enciclopédia Judaica, Pães
  15. ^ cf. Êxodo 19:10-11 , 19:15
  16. ^ cf. Isaías 65:11 , Jeremias 7:18 , 44:17 et Sequentia, eBaruch 6:26
  17. ^ ibid
  18. ^ Stade, Teologia Bíblica do Antigo Testamento, (1905), 1:168
  19. um b comentário Peake sobre a Bíblia
  20. ^ Josefo, Antiguidades dos Judeus , Volume 3, 10:7
  21. ^ Menahot 11:01
  22. ^ Menahot Homens 11:01
  23. ^ Sifra a Levítico 24:5-9
  24. ^ Maimonides, Mishnê Torá , Tamid: 5:8
  25. ^ Menahot, 11:04
  26. ^ Maimonides, Mishnê Torá, Tamid: 5:9
  27. ^ Men. 11:02
  28. ^ Menahot 99b
  29. ^ Maimonides, Mishnê Torá, Tamid: 5:4
  30. um b Josephus, Antiquities of the Jews, volume 3, 10:7
  31. ^ Menahot 94b, 96a
  32. ^ Maimonides, Mishnê Torá, Tamid: 5:2
  33. ^ Maimonides, Mishnê Torá, Tamid: 5:2
  34. ^ Tosefta em Menahot 11
  35. ^ Yoma
  36. ^ Maimonides, Mishnê Torá, Tamid: 5:5
  37. ^ Menahot 11:05
  38. ^ Josephus, A Guerra dos Judeus, volume 5, 5:5
  39. ^ Josefo, Antiguidades dos Judeus, Volume 3, 6:6
  40. ^ Yoma
  41. ^ Mateus Negro, Mar Morto, p. 110
  42. ^ ibid
  43. ^ Philo, A vida contemplativa, 81-82
  44. ^ Philo, A vida contemplativa, 81-82

editar ]Bibliografia

  • B. Baentsch , Êxodo-Levítico, p. 419, Göttingen , 1900;
  • Riehm , Handwörterbuch, ii. 1405 et seq
  • M. Black, os pergaminhos e Origens Cristãs: Estudos no fundo judeu do Testment Nova (Londres: Nelson, 1961)
  • M. Barker, Teologia Templo: Uma Introdução (London: SPCK, 2004)
  •  Este artigo incorpora o texto de uma publicação agora no domínio público : Enciclopédia Judaica . 1901-1906.

editar ]Ligações externas

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