talit o uniforme
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.
Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso D'us.
Eu sou H'shem vosso D'us, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso D'us. Eu sou o SENHOR vosso D'us.
Números 15:38-41
A maioria das pessoas não pensam no judaísmo como uma religião.
Esse é o nosso uniforme e distintivo de honra, nosso lembrete diário de quem somos e o que estamos fazendo aqui.
quatro borlas penduradas nas franjas de nossas roupas.Nos tempos antigos, que iria pendurar as borlas das margens dos mantos quatro cantos, que fazem parte do guarda-roupa das pessoas todos os dias.
Hoje os homens e meninos judeus têm duas maneiras de fazer esta mitzvah todos os dias:
a) Durante a oração, envolver-se em um talit gadol (literalmente: xale grande). Este é o grande xale de oração com franjas usadas durante as orações da manhã.
b) Usar um xale chamado talit katan (literalmente: talit pequeno). Para a maioria de nós, ele se encaixa perfeitamente sob a camisa.As borlas franja próprios são chamadas de tsitsit. Suas cordas e nós são uma representação física da Torá 613 fazer e não fazer. Funciona assim: Cada letra do alfabeto hebraico tem um valor numérico correspondente. Os valores numéricos de cinco letras que compõem a palavra hebraica tzitzit somam 600. Adicione as oito cordas e cinco nós de cada borla, e o total é 613.Vestindo tsitsit é um sinal de orgulho judaico. Os judeus sempre tiveram uma maneira de se vestir para distingui-los dos povos das terras em que viviam, mesmo quando isso significava expor-se ao perigo e intolerância. Pela graça de D'us, hoje a maioria dos judeus vivem em terras onde somos livres para praticar nossa religião sem tais temores. Hoje usamos nosso uniforme judaico com orgulho e com a nossa cabeça erguida.
A Cabalá ensina que a veste talit é uma metáfora para a luz infinita de D'us do transcendente. A alusão franjas para a luz divina imanente que permeia todos os elementos da criação. Através do uso de um talit gadol ou um talit katan , um judeu sintetiza esses dois elementos e o torna real em sua vida.
0 comentários: