GRANDE CULTO EM BUSCA DO ESPIRITO SANTO



Escrito por Lucas companheiro de Paulo entre as segunda e terceiras viagem.
O tema geral do livro é “O Senhor irá difundir a sua obra em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra”
Embora muitos estudiosos têm destacado que na narrativa do livro de Atos, há em Lucas a intenção de defender o cristianismo ou demonstrar que este não representa uma ameaça ao Império Romano.
Pentecoste significa qüinquagésimo, a festa era celebrada cinqüenta dias após a Páscoa (que era a libertação do Egito), mas era conhecida também por Festas das Primícias ou Festa das Colheitas.
As primícias eram da colheita do trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tamaras, produtos oriundos da terra de Israel.
Estas festas eram celebradas em gratidão a Deus por sua proteção e abundância de alimentos extraídos do solo de Israel e separadas as primícias como oferendas a Deus.

1° A Descida do Espirito Santo no Pentecostes (At 2:2)

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados”.

Quando Lucas usa a expressão “COMO DE UM VENTO”, ele esta usando uma simbologia de um acontecimento sobrenatural para dar ênfase da presença e o poder divino entre os galileus ali reunidos, era um poder em forma de dádiva, revestimento de poder entregue aos reunidos para anunciar as boas novas.

1.1 O Espirito Santo troxe uma expêriencia sobrenatural.



Provavelmente a grande maioria era de judeus, homens piedosos que visitavam Jerusalém para a Festa de Pentecostes. E a multidão ficava maravilhada e atonita com o fato de galieus serem de origem rural e terem seus sotaques peculiares estivessem falando em outras linguas estrangeiras, e falando para povos em seu proprio indioma das grandezas de Deus e do messias prometido.

0 comentários: