Pão australiano (tipo o do Outback)


Pão australiano (tipo o do Outback)


Sabe o pão escuro que a gente come naquele famoso restaurante australiano? É esse mesmo. Essa é a receita do famoso pão australiano tipo o do Outback. Ela foi ligeiramente adaptada para o uso do farelo de trigo, que geralmente se encontra em qualquer supermercado e a preço de R$ 2 a R$ 2,50 (no RJ). De resto, é tudo igual. Com sabor levemente adocicado, textura macia e casca fina, esse pão australiano é uma opção deliciosa e diferente para consumir pão integral.

O pão australiano é um verdadeiro must do Outback. Servido como entrada de cortesia, já é motivo suficiente para muita gente ir ao restaurante. Se você também adora esse pão, essa receita é para você saboreá-lo no conforto do seu lar. O preparo não tem mistério: o pão australiano é feito como qualquer outro pão, com mistura de ingredientes, sova e descanso. Por causa do farelo de trigo, o miolo fica menos "fino" que o original, mas ainda macio, perfumado e tão saboroso quanto.

Pão australiano (tipo o do Outback)
(Rende um pão pequeno)

2/3 de xícara de água morna
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de mel
Aproximadamente 1 e 2/3 de xícara de farinha de trigo (reserve 1/4 de xícara para a sova)
1 xícara de farelo de trigo
1 colher de sopa rasa de chocolate em pó
1 colher de sopa cheia de açúcar mascavo
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento biológico seco

Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o farelo de trigo, o chocolate, o açúcar mascavo e o sal. Junte a água morna aos poucos e vá misturando com uma colher e depois com as mãos. Acrescente a margarina, o mel e o fermento, misture bem com a ajuda da colher e das mãos. Leve a massa para uma superfície e sove um pouco. Nesse ponto ela estará um pouco grudenta, vá polvilhando a farinha de trigo reservada na bancada e sobre a massa, e sovando, até ela desgrudar um pouco e ficar lisa e macia, como na foto abaixo:


Faça uma bola com a massa e deixe descansar em recipiente coberto por um pano, por cerca de 1 hora (até dobrar de tamanho). Quando o dia está muito frio, ligo o forno por 5 min, desligo, deixo ficar só morninho e coloco a massa para crescer lá dentro. Passado esse tempo, modele a massa - fiz uma "baguetinha" - e a acomode em uma forma de bolo inglês (ou outra) untada e enfarinhada com o farelo de trigo. Deixe descansar por mais 40 min a 1 hora. Polvilhe farelo de trigo sobre a massa, faça cortes na massa com uma faca bem afiada ou tesoura e leve a forno (pré-aquecido) a 180º C por 30 a 40 min.

Você também pode preparar essa receita na máquina de fazer pão. Dobre a quantidade de ingredientes para fazer uma receita inteira (fiz meia receita). É só colocar os ingredientes dentro na máquina na sequência em que estão na lista, selecionar o ciclo normal e a quantidade de massa I (600 g).

Quer acompanhar o pão com a famosa manteiga do Outback? Misture manteiga amolecida com colheradas de creme de leite e colheradinhas de mel, levando em seguida à geladeira para firmar novamente. As quantidades de cada ingrediente são "de olho", vá acrescentando as colheradas de cada item e provando, até ficar com sabor e consistência a seu gosto.

0 comentários: