Bolo Integral de Limão
Este bolo foi feito há umas semanas. Desde sexta que estou de "molho" em casa por causa de uma valente infecção respiratória, por isso as únicas receitas que entram cá em casa são as do médico! :)
A receita original vem na revista "Saúde à Mesa" edição de Novembro 2008, de onde também já tinha retirado a receita do bolo de abóbora.
Fiquei surpreendida, porque nunca achei que o bolo ficasse tão saboroso como ficou. A massa é bem leve e fofa, e é óptimo para acompanhar uma chávena de chá nestes dias gelados.
Ingredientes:
- Azeite para untar;
- Farinha integral para polvilhar;
- 5 ovos (usei tamanho XL);
- 60 gr de açúcar light;
- Raspa de 1 limão;
- 120 gr de farinha de trigo integral;
- 1 colher de chá de fermento;
- Sementes de papoila q.b. (a receita original não leva).
Aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma (eu usei uma de bolo inglês) com papel vegetal, unte com azeite e polvilhe com farinha integral.
Numa taça grande bata as gemas com o açúcar e a raspa de limão até obter um creme liso e levemente esbranquiçado. Junte depois as claras batidas em castelo com cuidado, e finalmente a farinha peneirada juntamente com o fermento. Acrescentei no final uma mão cheia de sementes de papoila.
Deite este preparado na forma e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Pode decorar a gosto. Eu preferi deixar assim simples.
0 comentários: