Em uma panela, coloque a água para ferver e adicione o açúcar e o sal. Mexa bem.
2.
Enquanto a água ferve, umedeça o fubá com quatro colheres de sopa de água.
3.
Em seguida, adicione o fubá à água fervente aos poucos e mexendo vigorosamente.
4.
Cozinhe por aproximadamente 10 minutos.
5.
Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Quando estiver morno, junte o óleo e o ovo levemente batido com um garfo e misture bem.
6.
Transfira a massa para uma vasilha maior e vá adicionando aos poucos a farinha de trigo, misturando com uma colher de pau.
7.
Separadamente, dissolva o fermento no leite morno. Note que o leite não deve estar quente, ou então matará as propriedades do fermento. A temperatura deverá ser de no máximo 30º C, ou seja, um pouco mais do que a temperatura ambiente.
8.
Em seguida, adicione o fermento já dissolvido à massa de fubá.
9.
Agora com as mãos, misture e amasse a massa (se necessário, transfira para um balcão ou superfície plana). Sove até a massa desgrudar das mãos. Se desejar, deixe um pouco de farinha ao seu alcance, assim, se notar que a massa está muito pegajosa, polvilhe um pouco mais farinha.
10.
Quando a massa do pão estiver bem homogênea, cubra com um pano e deixe descansar e crescer por uma hora em um ambiente fechado, de preferência. (Um armário por exemplo)
11.
Depois de crescida, sove novamente a massa, apenas por dois minutos e em seguida modele dois pães.
12.
Unte uma forma rasa com manteiga e disponha os pães. Cubra novamente a massa e deixe descansar por mais uma hora.
13.
Preaqueça o forno a 200º C.
14.
Depois que os pães crescerem, leve para assar por aproximadamente 35 a 40 minutos. Retire do forno e sirva com manteiga e um bom café preto.
0 comentários: