Besiyata Dishmaya

Besiyata Dishmaya






Besiyata Dishmaya ( aramaico : בסיעתא דשמיא) é uma frase em aramaico, que significa "com a ajuda do Céu". A sigla BS "D (Principalmente escrito em hebraico : בס"ד) tornou-se um termo judaico entre várias denominações religiosas ortodoxas, reproduzidas no topo de cada documento escrito (e no início de correspondências, notas dos alunos, etc) como um lembrete para eles que tudo vem de D'us, incluindo o seguinte conteúdo e contextualizar o que é realmente importante no texto, que, sem a ajuda de D'us não podemos fazer nada de valor eterno. BS "D não é derivado de qualquer lei religiosa da Halachá .

A razão para o uso comum da sigla de três letras, בס"ד (BS "D), provavelmente é porque ele não contém a letra hebraica Hei ('ה), que é usado para indicar o nome de D'us, e por esta razão, a página que contém as letras בס"ד (BS "D) sem qualquer outro conteúdo da Torah não requer Genizah (um processo de escritos que contêm o nome de D'us), e assim pode ser jogado fora sem medo de profanação .

Outras línguas, de acordo com o judaísmo, não são considerados o mesmo que a língua sagrada (Lashon HaKodesh), hebraico, a língua que D'us criou a terra, é usada para decidir como ele seria nomeado, portanto, não tem restrição.

B'ezrat Hashem 

B'ezrat Hashem ( hebraico : בעזרת השם ", com a ajuda de D'us") é uma frase similar.  A sigla é B "H ( hebraico : ב"ה). [1)

O livro "Toldot Yitzhak" ('The Offspring de Isaac ), por Yitzhak Karo, Yosef Karo tio, oferece o significado deste costume de escrever ב"ה (B "H), no topo de cada letra, com acordo com o versículo bíblico: "Em todos os teus caminhos reconhecê-lo, e ele endireitará as tuas veredas" ( Livro dos Provérbios 03:06) 

Na declaração de independência de Israel , o rabino Yehuda Leib Maimon acrescentou a sigla בעז"ה ( hebraico : בעזרת השם, B'ezrat Hashem ", com a ajuda de D'us"), antes de seu nome, de modo que o nome de D'us será exibido no documento. 

0 comentários: