A morte dos discípulos

A morte dos discípulos


Os Gemora na dissertação de Yevamos 62b, nos diz que "o rabino Akiva tinha 12.000 pares de alunos ... e todos eles morreram em um período de tempo, porque eles não se conduziram com respeito para com o outro ... todos eles morreram entre Pessach e Shavuot ... e todos eles morreram uma morte terrível. Que foi isso? Nachman R 'disse "As'kerah" (a morte da sufocante, de uma doença ). "
O HaShulchan Aruch diz que "estes dias entre Pessach e Shavu'os são estabelecidos por todo Israel como dias de julgamento e de luto, porque neste curto período de tempo, os alunos do rabino Akiva morreram. Além disso, no passado, temos visto que o cumprimento principal de decretos contra os judeus  na Alemanha e França tiveram lugar durante este período de tempo, e ... "portanto, o HaShulchan Aruch diz, temos o costume de manter certas práticas associadas com o luto.
O Yaakov Iyun, um comentarista do Talmud, acrescenta algumas informações, como o que aconteceu com os alunos da Akiva R ', e por que eles foram punidos tão duramente. Ele comenta que vemos que há momentos em que um grande sábio e estudioso é tirado de nós, como uma expiação para a geração.Como é que a passagem de um grande sábio expiação pela geração? A expiação não é automático. Pelo contrário, a passagem de um gigante é ser uma inspiração para toda a geração que tomar nota das suas obras, e ver se melhora ou modificação é necessária. A passagem de um grande sábio é feito para segurar a nação, para levá-los a observar "Se tal sábio um grande pode ser tomada a partir desta terra, um sábio cujos atos foram melhores do que o meu, que compromisso com D'us e seus mandamentos era mais firme do que meu, que o conhecimento da Torá era mais vasta do que a minha, podem ser tomadas a partir desta terra a qualquer momento. " O despertar irá inspirar a nação ao arrependimento, assim que consegue expiação. Isto, o Zohar diz, é comparável com a prática da sangria, onde um pequeno pouco de sangue é colhido de uma parte do corpo, de modo que todo o corpo vai curar e tornar-se saudável.
Isso poderia ter acontecido no tempo de estudantes do rabino Akiva. Os alunos do rabino Akiva foram os maiores sábios daquela geração. Os Gemora em Yevamos diz que o mundo estava desolado e devido a erudição e conhecimento, tais Torah após os estudantes morreram. Esses alunos não eram apenas alunos de um dos grandes sábios da época: eram grandes sábios em sua própria direita também. Portanto, assim como o primeiro dos estudantes faleceu, todos os outros alunos deveria ter sido alarmado: Um grande sábio morreu! Os alunos devem ter percebido que, assim como seu colega, poderiam ser tomados  desta terra. Isso deve ter inspirado os alunos a empenharem na introspecção, para determinar onde a melhoria foi necessário, e para agir sobre a inspiração do momento. No entanto, a falha muito que eles estavam sendo avisados ​​para reparar os impediu de tomar qualquer inspiração. Os alunos, como o Gemora nos diz, não se tratam com respeito. Porque eles não se tratem com respeito, nenhum estudante um visto qualquer outro estudante como "qualquer coisa grande."  eles não aplicam entre outros aspectos, quando o primeiro estudante morreu, os outros não ganharam qualquer inspiração, como não reconhecer a grandeza do seu camarada, e, portanto, não fez o minimo  a sua própria mortalidade. Os alunos, portanto, não refinaram seu caráter e não começaram a tratar o outro com respeito. Os alunos, portanto, causaram sua própria morte.  de sua falta de respeito acordo, não foram apenas os alunos punidos, mas passou-se a oportunidade de se arrepender por esta falha. Os alunos, portanto, verdadeiramente morrerãm "porque não se conduziram com respeito um pelo outro."
O Maharsha explica que eles morreram porque sabemos que o versículo diz "Ki hu chayecha ..." "Porque ela (a Torá) é sua vida, é o que aumenta os seus dias ..." Os alunos do rabino Akiva, não poderia ter esse versículo a se aplicar a eles, como a falta de respeito, para outro estudioso da Torá, que era seu amigo, indicaram que houve falta Torá entre eles. Portanto, eles perderam a sua vida e os seus "longos dias".  Vemos como é importante agir em direção um ao outro com respeito. Vemos como é  importante, não é para que os nossos próprios sentimentos pessoais causem uma oportunidade para a inspiração. Temos que nos lembrar que devemos ter inspiração de tragédia.Mesmo agora, anos depois de os estudantes do rabino Akiva morreram, devemos ser "inspirados" por sua morte.

0 comentários: