PARA QUE SERVE A ROMÃ POR AUGUSTO

PARA QUE SERVE AROMÃ

Punica granatum

Descrição : Pertence a família das Puniáceas, Arbusto ou árvore de pequeno porte, muito esgalahda, contendo ramos espinhosos. As folhas são opostas, inteiras, de pecíolo curto, de tonalidade avermelhada, quando novas e verdes quando mais velhas. As folhas caem no inverno. As flores nascem nas axilas das folhas e são solitárias ou agrupadas de 2 a 3, de cor vermelho-vivo. O fruto é uma baga esférica, coroada do cálice, com casca coriácea amarela ou avermelhada, manchadas de escuro. As sementes são numerosas, angulosas, cobertas por um tegumento espesso, polposo, de cor rósea-avermelhada, de sabordece ligeiramente ácido. Sua propagação é por sementes ou estacas de galho, não sendo exigente quanto ao solo, mas nescessita de luz solar direta. A colheita dos frutos ocorre quando maduros e as cascas a qualquer momento.
Parte utilizada: sementes, casca do fruto e do tronco, casca da raiz.
Origem : África,e está bem aclimatada no Brasil, sendo os estados do Paraná, Santa VCatarina e Rio Grande do Sul, onde se encontram os maiores cultivos.
Modo de conservar : As cascas do caule, do fruto e as flores são secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar, em separado, em sacos de papel ou de pano. O arilo da semente é consumido fresco.
Propriedades : Vermífuga, adstringentes e diuréticas.
Indicações : As casquinhas de dentro da fruta são usadas num chá contra diarréia. Sua casca servem para acabar com vermes intestinais e também para casos de amigdalite.
Principios Ativos : Proteínas; Carboidratos; Fibra; Cinzas; Minerais: calcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre, manganês, selênio; Vitaminas: C, Tiamina, iboflavina, Niacina, Ácido pantotêníco, B6, B12; pídeos: ácidos graxos saturados, mono-insaturados poli-insaturados; Alcalóides piperidínicos; Taninos.
Contra-indicações/cuidados: os alcalóides são muito tóxicos e pode provocar náuseas, vômitos e até a morte. A toxicidade em extratos é reduzida pois há a formação de um complexo entre os alcalóides e os taninos. Em alguns países, seu uso é proibido devido à concentração de alcalóides. Há registros de intoxicações seguidos de morte, pela ingestão de 150g de pó da casca da raiz.
Efeitos colaterais: em excesso náuseas, vômitos e até a morte. Distúrbios visuais, irritação gástrica, enjoo, calafrios e tontura em uso excessivo ou em doses elevadas.
romã
Posologia: 5g de cascas sécs ou 10g de cscas frescas (1 colher de sopa pra cada xícara de água) em infuso ou decocoto para gargarejes nas infecções na garganta e banhos de assento diários até a remissão do quadro clinico; Óvulos vaginais impregnados com a tintura de romã, podem ubstituir os banho de assento. Suco: 1 copo, preferencialmenbte centrifugado por dia. O suco da polpa que envolv as sementes pode ser pingadodiretamnte sobre o olho para afecções oculares, tomafdas as devidas precauções higiênicas. Extratos da casca fazem parte de diversas preparações à venda no mercado.
Superdosagem: Uma overdose pode causar apnéia e colapso circulatório.
VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :
Receita Caseira de Chá da Raiz da Romanzeira.
Banho de Assento com o Chá das Folhas da Romanzeira.
Modo de usar:
infusão, xarope, decocção. - infusão da casca dos frutos, em gargarejo: aftas e dores de garganta;
- infusão das folhas: lavar os olhos;
- decocção de 3 colheres de sopa da casca do caule ou da raiz em 1 copo de água. Dividir em 3 doses a serem bebidas em um dia.No dia seguinte tomar um laxante.
- Suco: difteria, inflamações gastrintestinais e afecções gênito-urinários; - xarope do suco: anginas e afecções da garganta; - infusão da polpa da romã: diarréia; - decocção de 40 a 60g do pó da casca do tronco, da raiz ou do fruto em 1 copo de água. Tomar 3 a 4 vezes no espaço de 1 hora;
- Fruto: mascar no máximo 10 pedaços de casca dos frutos por dia: inflamações da boca e garganta; - decocção de 1/4 da casca de um fruto por 10 minutos em 1 copo de água.
- decocção da casca de fruta e do arbusto: desinfetar ferida, inflamação de garganta e boca, gases. Tomar 2 a 3 xícaras de chá ou fazer gargarejo da decocção.

0 comentários: