PROLEGÔMERO:

PROLEGÔMERO:             A Exegese, é, em certo ponto a continuação da  hermenêutica. Ela exige  do pregador a aplicação das regras  de  interpretação para  colher o significado do texto examinado e  estudado.  Deste ponto de vista a Exegese extrai uma maior compreensão do texto em estudo, isto quer dizer, que, ela é responsável em oferecer  uma explanação clara e detalhada do texto.             Esta palavra Exegese vem do grego, denotando, à leitura  que tira  o significado dum texto, de dentro do próprio  texto.  Para obtermos uma definição sintética da palavra, declaramos que: Exegese  é o ato de extrair uma interpretação ou explanação clara  e veraz do texto em estudo. OS PASSOS PARA UMA EXEGESE PRÁTICA 01 - Fazer uma introdução indutiva do livro.             A  introdução indutiva é um levantamento de dados acerca  do livro onde se encontra o texto que se pretende apresentar ou  estudar,  para  se ter uma visão clara da estrutura e  da  mensagem global  do livro.             Ela exigirá do estudante que se encontre com o livro e com ele trave um diálogo para descobrir certos dados  que o leve tirar suas próprias conclusões a cerca da mensagem do  livro  e do seu conteúdo.             Para se fazer uma introdução indutiva  do livro  deve-se dar os seguintes passos antes de  qualquer  outro, isto é, sem consultar qualquer outro livro ou comentário. Só você e a sua Bíblia. A - Ler o livro inteiro numa só ocasião, e para o seu melhor  proveito faça em voz alta. B -  Em  uma folha de papel prepare três colunas verticais.  E  em cada uma escreva um destes três títulos: Destinatário, propósito(s) ênfases especiais. C -  Faça pela segunda vez a leitura do livro.  Fazendo  anotações sobre os três assuntos nas respectivas colunas, incluindo as suas referências, use somente a Bíblia. I - Na coluna do destinatário deverá anotar tudo o que você descobrir sobre as pessoas as quais o livro foi endereçado.            Por  exemplo  tente descobrir: o   A sua situação sócio -econômica?  o   Quem  eram? o   Qual a sua relação com o autor ou pregador? II - Na coluna do Propósito, procure e anote tudo que você descobrir sobre o porquê do livro.            ‘Perguntas como estas deve ser  feitas: ·         O autor ou o pregador fala algo explícito ou implícito sobre o propósito? ·         Qual a circunstância que o livro foi produzido?  ·         Os destinatários estão envolvidos em alguma conduta que precisa  de correção? ·         O problema é de mal-entendimento teológico? ·         Eles estão precisando? §  Conforto? §  Exortação? §  Orientação? III - Na coluna das Ênfases Especiais anote todas as ênfases especiais ou preocupações do autor. Procure descobrir: ·         Quais as palavras ou idéias freqüentemente repetidas do autor? ·         Quais os assuntos das principais divisão do livro? Obs: Não esqueça de anotar as referências bíblicas de cada anotação que é feita. D - Em vinte linhas ou menos, faça seu próprio esboço simples (com referências bíblicas) do livro. O esboço é a divisão do livro  em parte lógicas. Ele representa como você entende a  estrutura  do livro. Não consulte outros livros (fonte). E - Consulte os peritos. Agora você pode procurar ajudas de outras fontes  fora da sua Bíblia. Há dois tipos de livros  úteis  neste passo. O primeiro são os livros que tratam da Introdução do  Novo Testamento  e o segundo são os Comentários Bíblicos.  Numa  outra folha de papel faça anotações que o comentarista ou autor faz dos itens que você fez, conforme a orientação na letra c. Não modifique o seu trabalho, ainda que haja diferença entre as suas e  os do perito. 02 - Fazer o limite do trecho escolhido             Deve-se fazer um limite do texto a um ou dois parágrafos que tratam de um só assunto ou evento. E assim deve fazer a  exegese de cada versículo do trecho escolhido. 03 - A leitura do trecho (deve ler duas ou três vezes em voz  alta o texto, usando várias versões ou traduções bíblicas). 04 - Determinar a parte do livro.             Você deve determinar a parte do livro onde se acha o texto em estudo. Para isto, consulte o esboço que você fez na sua  Introdução Indutiva. 05 - Contexto Local do Trecho.             Deve ler de 15 a 20 versículos que se encontram imediatamente antes e depois do trecho. Faça um resumo do conteúdo  (acontecimentos, ensinos, assuntos discutidos). 06 - O Esboço gramatical do trecho.             O esboço gramatical é a tentativa de dividir as orações  do trecho como ganhar dinheiro pela internet de maneira, que mostre claramente e seqüencialmente o pensamento do autor. O método é o seguinte: A - Trabalhe oração por oração. Descubra o verbo principal da oração, sujeito, objeto direto, e no caso do verbo "ser"' provavelmente estará presente um nominativo predicativo. Geralmente estas três partes expressão o cerne do pensamento ou idéia do autor. _____________    ____________    _______________________________    Sujeito                        Verbo                   Obj. Dir. ou Nom. Predicativo B - Procure as orações subordinadas, frases preposicionais, adjetivos e advérbios de oração, e escreva cada um deles embaixo da palavra que ele qualificar, isto é, embaixo do sujeito, do  verbo ou objeto direto. Ponha estas orações, palavras e frases em vários níveis que reflitam a ordem delas na sentença.  Ligue cada uma com a palavra em cima (sujeito, verbo, objeto direto) que ela qualifica. C - O objetivo do esboço gramatical é fazer separação entre as várias expressões ou pensamento do autor e, ao mesmo tempo mostrar a conexão uns com os outros. Assim te possibilitarão descobrir os pensamentos principais e secundários do autor. E te possibilitará destacar o tema principal e a maneira que o autor desenvolve a sua linha de pensamento. 07- O fluir do trecho.             Em cada passagem alguma coisa está acontecendo ou está sendo discutida.  A pergunta chave que você deve fazer é: "O que é  que está acontecendo neste texto? A resposta é o "fluir do texto".  O fluir do texto baseia-se no esboço gramatical. 08- Explanação do trecho.             Esta se faz em três partes, respondendo as  três  perguntas importantes. A - Qual é o significado das várias palavras e frases-chaves?             Esta pergunta  deve ser feita a cada versículo do trecho. Responda  a pergunta  depois que consultar dois ou três comentários  sobre  o livro. B -  Porque o escritor está escrevendo estas palavras? ou qual  o significado  de  tudo que está acontecendo no trecho?              Aqui faça perguntas  sobre  os acontecimentos indicados no fluir  do  texto (para respondê-las procure ajuda dos comentários). C - Porque o autor bíblico colocou este texto exatamente ai, neste lugar  do livro?             Assim você estará procurando saber como o texto funciona no seu contexto. 09- Tradução ou Paráfrase.             Você deve expor o texto com as suas próprias  palavras  sem mudar a mensagem ou o sentido do texto. A paráfrase é  dizer  ou falar a mesma coisa em outras palavras, em suas palavras. 10- Resumo em poucas sentenças.             Em duas ou três sentenças faça um resumo do significado  do trecho  todo  com o intuito de espremir as idéias  principais  do texto. 11- Resuma em uma só sentença o que diz o texto.             Este resumo servirá mais tarde como base da tese do  sermão ou lição. 12- O trecho e a Bíblia.             Cada  texto  é único, mais possui semelhança e  conexão  com outros textos bíblicos. É claro que estamos falando da semelhança e conexão teológica que eles têm entre si. Para  realizar,  este passo deve fazer as seguintes perguntas: 13- Descobrindo Pessoas no Texto.             Neste passo você procurará descobrir quem está  falando?  A quem o diálogo está se referindo? Com quem diálogo é travado?             A  pessoa de Deus, Jesus, Espírito Santo, também  podem  ser descobertas,  observando algumas palavras, atuação,  títulos  que são atribuídos a Eles. 14- Aplicação.             Coletadas as verdades, os principais ou princípios  Bíblico do texto aplique-o primeiramente a você, e depois ao seu público.             A aplicação deve ser formulada de maneira que venha colocar em cheque o público a quem você gostaria de constatar o princípio bíblico ao ponto de causar uma mudança no comportamento, conduta e credo. ESBOÇO GRAMATICAL (Gl.1:6-8) 1:6-7= (Eu)(1)  estou admirado(2)                  ¦                  +> de que estejais desertando(3)                       ¦  ¦ ¦       ¦                       ¦  ¦ ¦       +>tão depressa(4)                       ¦  ¦ +>daquele que vos chamou(5)                       ¦  ¦           ¦                       ¦  ¦           +>na graça de Cristo(6)                       ¦  +>para outro evangelho(7)                       ¦               ¦                       ¦               +>o qual não é outro(8)                       +>Senão há alguns(9)                                ¦  ¦                                ¦  +>que vos perturbam e(10)                                +>querem perverter o evangelho(10)                                                de Cristo 1:8 Mas,(11)      seja anátema(12)            ¦ ¦            ¦ +>ainda que(13)            +>nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro                    ¦                           Evangelho(13)                    ¦                    +>Além do que já vos pregamos(14) 1- Sujeito subentendido 2- Verbo principal da sentença 3- Oração que dá o motivo da "admiração" 4- Frase temporal 5-  Oração completando o bom senso de "estejais  desertando" expressando procedência e separação. 6- Frase que qualifica a chamada 7-  Frase completando o sentido do bom senso de "estejais  desertando", expressando direção. 8- Oração que qualifica "outro evangelho" 9- Oração explicando o motivo de desertar 10- Oração que qualificam alguns 11- Conectivo na progressão do pensamento. 12- Verbo principal. 13- Oração condicional que merece o "anátema" 14- Oração que qualifica "outro evangelho".

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