PROLEGÔMERO:
PROLEGÔMERO: A Exegese, é, em certo ponto a continuação da hermenêutica. Ela exige do pregador a aplicação das regras de interpretação para colher o significado do texto examinado e estudado. Deste ponto de vista a Exegese extrai uma maior compreensão do texto em estudo, isto quer dizer, que, ela é responsável em oferecer uma explanação clara e detalhada do texto. Esta palavra Exegese vem do grego, denotando, à leitura que tira o significado dum texto, de dentro do próprio texto. Para obtermos uma definição sintética da palavra, declaramos que: Exegese é o ato de extrair uma interpretação ou explanação clara e veraz do texto em estudo. OS PASSOS PARA UMA EXEGESE PRÁTICA 01 - Fazer uma introdução indutiva do livro. A introdução indutiva é um levantamento de dados acerca do livro onde se encontra o texto que se pretende apresentar ou estudar, para se ter uma visão clara da estrutura e da mensagem global do livro. Ela exigirá do estudante que se encontre com o livro e com ele trave um diálogo para descobrir certos dados que o leve tirar suas próprias conclusões a cerca da mensagem do livro e do seu conteúdo. Para se fazer uma introdução indutiva do livro deve-se dar os seguintes passos antes de qualquer outro, isto é, sem consultar qualquer outro livro ou comentário. Só você e a sua Bíblia. A - Ler o livro inteiro numa só ocasião, e para o seu melhor proveito faça em voz alta. B - Em uma folha de papel prepare três colunas verticais. E em cada uma escreva um destes três títulos: Destinatário, propósito(s) ênfases especiais. C - Faça pela segunda vez a leitura do livro. Fazendo anotações sobre os três assuntos nas respectivas colunas, incluindo as suas referências, use somente a Bíblia. I - Na coluna do destinatário deverá anotar tudo o que você descobrir sobre as pessoas as quais o livro foi endereçado. Por exemplo tente descobrir: o A sua situação sócio -econômica? o Quem eram? o Qual a sua relação com o autor ou pregador? II - Na coluna do Propósito, procure e anote tudo que você descobrir sobre o porquê do livro. ‘Perguntas como estas deve ser feitas: · O autor ou o pregador fala algo explícito ou implícito sobre o propósito? · Qual a circunstância que o livro foi produzido? · Os destinatários estão envolvidos em alguma conduta que precisa de correção? · O problema é de mal-entendimento teológico? · Eles estão precisando? § Conforto? § Exortação? § Orientação? III - Na coluna das Ênfases Especiais anote todas as ênfases especiais ou preocupações do autor. Procure descobrir: · Quais as palavras ou idéias freqüentemente repetidas do autor? · Quais os assuntos das principais divisão do livro? Obs: Não esqueça de anotar as referências bíblicas de cada anotação que é feita. D - Em vinte linhas ou menos, faça seu próprio esboço simples (com referências bíblicas) do livro. O esboço é a divisão do livro em parte lógicas. Ele representa como você entende a estrutura do livro. Não consulte outros livros (fonte). E - Consulte os peritos. Agora você pode procurar ajudas de outras fontes fora da sua Bíblia. Há dois tipos de livros úteis neste passo. O primeiro são os livros que tratam da Introdução do Novo Testamento e o segundo são os Comentários Bíblicos. Numa outra folha de papel faça anotações que o comentarista ou autor faz dos itens que você fez, conforme a orientação na letra c. Não modifique o seu trabalho, ainda que haja diferença entre as suas e os do perito. 02 - Fazer o limite do trecho escolhido Deve-se fazer um limite do texto a um ou dois parágrafos que tratam de um só assunto ou evento. E assim deve fazer a exegese de cada versículo do trecho escolhido. 03 - A leitura do trecho (deve ler duas ou três vezes em voz alta o texto, usando várias versões ou traduções bíblicas). 04 - Determinar a parte do livro. Você deve determinar a parte do livro onde se acha o texto em estudo. Para isto, consulte o esboço que você fez na sua Introdução Indutiva. 05 - Contexto Local do Trecho. Deve ler de 15 a 20 versículos que se encontram imediatamente antes e depois do trecho. Faça um resumo do conteúdo (acontecimentos, ensinos, assuntos discutidos). 06 - O Esboço gramatical do trecho. O esboço gramatical é a tentativa de dividir as orações do trecho como ganhar dinheiro pela internet de maneira, que mostre claramente e seqüencialmente o pensamento do autor. O método é o seguinte: A - Trabalhe oração por oração. Descubra o verbo principal da oração, sujeito, objeto direto, e no caso do verbo "ser"' provavelmente estará presente um nominativo predicativo. Geralmente estas três partes expressão o cerne do pensamento ou idéia do autor. _____________ ____________ _______________________________ Sujeito Verbo Obj. Dir. ou Nom. Predicativo B - Procure as orações subordinadas, frases preposicionais, adjetivos e advérbios de oração, e escreva cada um deles embaixo da palavra que ele qualificar, isto é, embaixo do sujeito, do verbo ou objeto direto. Ponha estas orações, palavras e frases em vários níveis que reflitam a ordem delas na sentença. Ligue cada uma com a palavra em cima (sujeito, verbo, objeto direto) que ela qualifica. C - O objetivo do esboço gramatical é fazer separação entre as várias expressões ou pensamento do autor e, ao mesmo tempo mostrar a conexão uns com os outros. Assim te possibilitarão descobrir os pensamentos principais e secundários do autor. E te possibilitará destacar o tema principal e a maneira que o autor desenvolve a sua linha de pensamento. 07- O fluir do trecho. Em cada passagem alguma coisa está acontecendo ou está sendo discutida. A pergunta chave que você deve fazer é: "O que é que está acontecendo neste texto? A resposta é o "fluir do texto". O fluir do texto baseia-se no esboço gramatical. 08- Explanação do trecho. Esta se faz em três partes, respondendo as três perguntas importantes. A - Qual é o significado das várias palavras e frases-chaves? Esta pergunta deve ser feita a cada versículo do trecho. Responda a pergunta depois que consultar dois ou três comentários sobre o livro. B - Porque o escritor está escrevendo estas palavras? ou qual o significado de tudo que está acontecendo no trecho? Aqui faça perguntas sobre os acontecimentos indicados no fluir do texto (para respondê-las procure ajuda dos comentários). C - Porque o autor bíblico colocou este texto exatamente ai, neste lugar do livro? Assim você estará procurando saber como o texto funciona no seu contexto. 09- Tradução ou Paráfrase. Você deve expor o texto com as suas próprias palavras sem mudar a mensagem ou o sentido do texto. A paráfrase é dizer ou falar a mesma coisa em outras palavras, em suas palavras. 10- Resumo em poucas sentenças. Em duas ou três sentenças faça um resumo do significado do trecho todo com o intuito de espremir as idéias principais do texto. 11- Resuma em uma só sentença o que diz o texto. Este resumo servirá mais tarde como base da tese do sermão ou lição. 12- O trecho e a Bíblia. Cada texto é único, mais possui semelhança e conexão com outros textos bíblicos. É claro que estamos falando da semelhança e conexão teológica que eles têm entre si. Para realizar, este passo deve fazer as seguintes perguntas: 13- Descobrindo Pessoas no Texto. Neste passo você procurará descobrir quem está falando? A quem o diálogo está se referindo? Com quem diálogo é travado? A pessoa de Deus, Jesus, Espírito Santo, também podem ser descobertas, observando algumas palavras, atuação, títulos que são atribuídos a Eles. 14- Aplicação. Coletadas as verdades, os principais ou princípios Bíblico do texto aplique-o primeiramente a você, e depois ao seu público. A aplicação deve ser formulada de maneira que venha colocar em cheque o público a quem você gostaria de constatar o princípio bíblico ao ponto de causar uma mudança no comportamento, conduta e credo. ESBOÇO GRAMATICAL (Gl.1:6-8) 1:6-7= (Eu)(1) estou admirado(2) ¦ +> de que estejais desertando(3) ¦ ¦ ¦ ¦ ¦ ¦ ¦ +>tão depressa(4) ¦ ¦ +>daquele que vos chamou(5) ¦ ¦ ¦ ¦ ¦ +>na graça de Cristo(6) ¦ +>para outro evangelho(7) ¦ ¦ ¦ +>o qual não é outro(8) +>Senão há alguns(9) ¦ ¦ ¦ +>que vos perturbam e(10) +>querem perverter o evangelho(10) de Cristo 1:8 Mas,(11) seja anátema(12) ¦ ¦ ¦ +>ainda que(13) +>nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro ¦ Evangelho(13) ¦ +>Além do que já vos pregamos(14) 1- Sujeito subentendido 2- Verbo principal da sentença 3- Oração que dá o motivo da "admiração" 4- Frase temporal 5- Oração completando o bom senso de "estejais desertando" expressando procedência e separação. 6- Frase que qualifica a chamada 7- Frase completando o sentido do bom senso de "estejais desertando", expressando direção. 8- Oração que qualifica "outro evangelho" 9- Oração explicando o motivo de desertar 10- Oração que qualificam alguns 11- Conectivo na progressão do pensamento. 12- Verbo principal. 13- Oração condicional que merece o "anátema" 14- Oração que qualifica "outro evangelho".

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