Alimento é rico em cálcio, magnésio e fósforo, e não deve faltar à mesa nem mesmo de quem faz dieta
Consumido praticamente no mundo inteiro, o pão é um dos alimentos necessários a uma dieta nutritiva e balanceada. Em seus diversos tipos, que variam de acordo com as características de cada país ou cultura, os pães estão sempre presentes à mesa, fazendo-se necessários em pelo menos uma das refeições diárias. “O pão é um dos elementos dos sete grupos alimentares básicos, fundamentais para a saúde e o crescimento”, ressalta a especialista em nutrição clínica Patrícia Leite.
Há milênios, os alimentos têm sido um dos principais componentes da dieta de toda a humanidade. “Acho que a história de um povo sempre está relacionada a algum cereal. Apesar de o Brasil não ser um grande produtor de trigo, podemos considerar que o cereal está intimamente relacionado à alimentação dos brasileiros, sendo o pão o principal elo”, observa Paula Bonomi, dona da Casa Bonomi, panificadora que produz variados tipos de pães.
O produto é fonte de vitaminas do tipo B (tiamina B1, riboflavina B2 e ácido nicotínico-B5), cálcio, magnésio e fósforo. O principal ingrediente é a farinha de trigo, a que se atribui, basicamente, a origem desses nutrientes. “Outros ingredientes, como leite, cereais, frutas e ovos são acrescentados à massa, alterando o sabor e contribuindo para o enriquecimento nutricional”, afirma Patrícia.
É comum que as pessoas eliminem o pão da dieta quando pretendem emagrecer, mas, sem ele, teriam que comer uma quantidade muito maior de outros alimentos, bem mais caros, para manter a saúde e a energia. A nutricionista enfatiza que o pão contém três macronutrientes essenciais – carboidratos, proteínas e lipídios, indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. “O mais correto é aprender a consumir o produto mantendo o equilíbrio nutricional.”
Patrícia alerta que o emagrecimento não depende da maior ou menor ingestão de comida. “A variação de peso é mediada por hormônios. Para aumentar o gasto calórico, é preciso se alimentar nas horas certas, com uma dieta adequada”, orienta. Retirar um grupo de alimentos pode provocar conseqüências prejudiciais ao organismo. A ausência de carboidratos, presentes no pão, por exemplo, pode provocar confusão mental, tontura e até desmaios. “O carboidrato é um combustível essencial para o cérebro.” Assim, para não ficar sem um alimento tão importante, quem quer perder peso não deve deixar de comer pão, mas incluí-lo em apenas uma das refeições, dando preferência ao tipo integral.
DIETA Os carboidratos são ainda mais importantes para quem pratica atividades físicas. Essas substâncias dão disposição para os exercícios, eliminando o excesso de peso de maneira saudável. “Numa dieta, o pão representa principalmente os carboidratos. Se for integral, ajuda o bom funcionamento intestinal e diminui a absorção de gorduras por causa das fibras”, reforça Patrícia.
De acordo com a nutricionista, o consumo do pão também é essencial para mulheres grávidas. “A deficiência de zinco pode levar à redução da imunocompetência e do sistema de defesa antioxidante. O ácido fólico tem papel fundamental em várias reações celulares e é necessário ao processo de divisão celular. O ferro é de suma importância para a criança em fase de crescimento.”
Associado a alimentos de outros grupos da pirâmide alimentar, o pão pode conter uma refeição completa. “Agregando outros alimentos nutritivos ao pão, o sanduíche pode garantir uma refeição saudável”, ressalta a especialista. “Se o pão francês for substituído por pão integral associado a algum tipo de proteína magra, como queijo cottage, ricota, carne de aves magra, hortaliças e leguminosas, o sanduíche pode substituir o tradicional arroz com feijão.”
MEU COMENTARIO SOBRE PÃES
About author: METATRON
Cress arugula peanut tigernut wattle seed kombu parsnip. Lotus root mung bean arugula tigernut horseradish endive yarrow gourd. Radicchio cress avocado garlic quandong collard greens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: