Pão de farinha de berinjela – Sem glúten e sem lactose


A farinha de berinjela é rica em fibras, vitaminas e sais minerais, ajuda manutenção dos níveis do colesterol na prevenção de doenças do coração. Além disso é isenta de glúten mas isso não significa que se encontrarmos no supermercado podemos comprar e usarmos sem preocupação. Esse é um dos grandes problemas que enfrentamos pois muitas dessas farinhas como berinjela, banana verde, maracujá…  podem ter sido processadas nas mesmas máquinas que processam grãos com glúten e nem sempre a expressão Não Contém Glúten no rótulo da embalagem nos dá a segurança que precisamos. A dica é, antes de comprar, anota o nome da marca, website ou telefone do atendimento ao consumidor e ligue para a empresa para confirmar se o produto é realmente seguro e não sofre contaminação com glúten. Mantenha a calma pois muitas vezes a resposta não é aquela que gostaria de ouvir.
Muitas empresas estão percebendo que para os consumidores desse  nicho SEM GLÚTEN a preocupação vai além da expressão no rótulo e que o uso desta trás uma responsabilidade muito maior. O resultado é que muitas empresas estão removendo a expressão do rótulo das embalagens e outras, tomando todos os cuidados necessários para fornecer produtos livres de glúten.
Acredito que aos poucos vamos progredindo, um processo um pouco lento se comparado com paises Europeus mas assim como quem está iniciando uma dieta sem glúten tem que lidar com várias questoes novas, muitas empresas também estão em processo de aprendizagem em relação a contaminação cruzada. O que queremos é que elas não desistam pois esse público alvo, infelizmente tem crescido cada vez mais.
Comprei a minha farinha de berinjela, banana verde e maracujá de um produtor do interior do ES que processa além dessas farinhas, a de mandioca e faz crepes de tapioca deliciosos.  A minha farinha de berinjela tem um sabor um pouco amargo e por causa da quantidade de fermento o sabor do pão lembra muito o puro rye bread que eu adorava comer acompanhado de ricotta e geléia.
A receita foi desenvolvida pela Marluce Copati e fiz uma pequena alteração, acrescentei 1 colher de farelo de sementes e ½ colher (chá) de vitamina C em pó.
Vitamina C (ácido ascórbico) ajuda a aumentar o volume do pão e age também como um conservante natural, aumentando a vida útil dele.
Ela pode ser substituida pelo vinagre de arroz ou suco de limão e embora não seja essencial, alguns dos pães doces que tem uma grande quantidade de açúcar na receita podem precisar de um impulso extra de fermentação já que muito açúcar tende a retardar a produção de levedura.
Isso não significa que o pão vai crescer além do normal, mas sim ajudar a ter certeza de obter todo o crescimento que deveria, principalmente aqui  por causa do clima frio.
 
 Pão de farinha de berinjela – Sem glúten e sem lactose
Ingredientes:
1 xic de farinha de arroz
1 xic de chá de mistura de farinha sem glúten ( 2 xic de farinha de arroz integral – 2/3 de xic. fécula de batata – 1/3 de xic de farinha de farinha de araruta ) – Substitui por polvilho doce
1 xic de farinha de berinjela
1 colher (chá) de sal
11/2 colher  (chá) de goma xantana, ou farinha de chia, ou CMC 
2 colhes de sopa de xarope de agave ou de melado de cana ou de açúcar mascavo – usei mel
2 ovos médios
1 colher de farelo de sementes
½ colher (chá) de vitamina C em pó.
1/2 xíc de chá de óleo de canola ( pode ser outro oléo vegetal de sua preferência, exceto o azeite de oliva)
2 xíc de água morna (+ ou – a 37º C)
2 envelopes de fermento para pão

Modo de fazer:
Pré aqueça o forno a 200ºC
Misture todos os ingredientes secos.
Bata os ovos e acrescente o açúcar e o óleo.
Misture aos ingredientes secos e pouco a pouco vá colocando a água morna sem parar de bater. Pode ser que não precise usar toda a água.  
Bata em velocidade média por  uns 4 minutos.
Coloque a massa em uma fôrma retangular untada com manteiga ou gordura vegetal. Eu usei duas formas pequenas. Salpique farelo de sementes ou chia por cima e cubra com um plástico.
Coloque dentro do microondas por uns 30 minutos ou até  que dobre de volume.
Leve ao forno a temperatura de 200ºC durante 10 minutos e depois baixe a180ºC.
Asse por mais ou menos 1 hora ou faça o teste do palito.

Dicas da Marluce:
*  Lembrar de não abrir o forno antes dos  20 primeiros  minutos .
* Esse pão  fica mais gostoso se consumido no dia seguinte.
* Ele tende a baixar um pouco depois de frio.

0 comentários: